Reduzir o Colesterol de Forma Natural

Ter um alto índice de colesterol não faz bem a saúde. E pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Algo que ninguém quer correr o risco. Mas é sabido que existem várias pessoas que sofrem desse mal e não sabem como fazer para reduzir o colesterol.

Fazer mudanças no estilo de vida, tais como aumento da atividade física e perda de peso pode ajudar a reduzir o colesterol. Porém os alimentos tem um papel importantíssimo na redução do colesterol. E se combinarmos alimentação e exercícios físicos, você com certeza, estará indo na direção certa.

Pesquisas indicam que certos alimentos contêm compostos naturais que podem reduzir o colesterol, geralmente, reduzindo a níveis de LDL (o colesterol ruim) no seu sangue. Além disso é importante evitar o consumo de carne vermelha, açúcar, e industrializados.

É importante lembrar que há pessoas que precisam de ajuda de remédios para diminuir o colesterol e estes alimentos não os substituem. Sempre tenha o acompanhamento do seu médico nestes casos.

Alguns alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:

  • Nozes

Elas são ricas em: gorduras monoinsaturadas e ômega3 – ácidos graxos. Se ingerirmos nozes nosso corpo pode ser capaz de reduzir os níveis de colesterol em torno de 15% e também pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir inflamações.

Além disso, são excelentes fontes de vitamina E, minerais e vitaminas do complexo B.

  • Abacate

O abacate é uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados que podem ajudar a reduzir o colesterol. Isso porque eles elevam o nivel de HDL ( colesterol “bom”) enquanto reduz os níveis de LDL ( colesterol “ruim”).

O Abacate é uma das frutas que mais tem beta- sitosterol que reduz a quantidade de colesterol absorvida a partir dos alimentos. Ótimo para se comer junto ou após uma refeição que tenha mais colesterol.

Abacate também é rico em vitaminas proteínas, fibras, complexo B, vitamina K, e vários minerais.

  • Feijões

Ricos em proteínas e fibras vegetais. É um alimento que também reduz o nível de colesterol. Claro né gente, não vale a Feijoada em si, pois nela é acrescentado muita carne e gordura.

  • Aveia

A aveia contém uma fibra solúvel chamada beta-glucano. Se você atualmente tem níveis elevados de colesterol, a aveia pode reduzir o colesterol em até 20%. Aveia também é uma excelente fonte de minerais e proteínas.

  • Azeite

O azeite é provavelmente a fonte mais conhecida de ácidos graxos monoinsaturados e pode reduzir o colesterol e inflamação. O azeite deve ser incluída no lugar de gorduras saturadas e trans.

Use-o para cozinhar ou para fazer molhos para saladas e legumes.

  • Proteína de soja

Mais um alimento para nossa lista. Comer queijo tofu, leite de soja ou feijão de soja pode reduzir os níveis de colesterol em até 5%.

A soja também é uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, vitaminas e minerais.

  • Peixes

Alguns peixes como salmão e atum são ricos em ácidos graxos ômega-3 e podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol, especialmente quando você troca peixe no lugar da carne vermelha.

Além disso o peixe também é rico em proteínas e minerais.

  • Alho

O alho é a cura para várias doenças, devido a seu valor nutritivo. Os antigos egípcios comiam alho para criar resistência, e mais a frente descobriu-se que o alho reduzir o colesterol, previne coágulos sanguíneos, reduzir a pressão arterial, e um ótimo anti-inflamatório.

  • Espinafre

O espinafre contém grande quantidade de luteína. A luteína já é conhecida por se proteger contra a degeneração macular relacionada à idade, uma das principais causas de cegueira.

A pesquisa sugere que apenas uma ½ xícara de um alimento rico em luteína diário também protege contra ataques cardíacos, ajudando as paredes das artérias a se livrarem de invasores de colesterol que causam entupimento.

  • Berinjela

A berinjela é indicada no tratamento do colesterol, pela elevada quantidade de antioxidantes e fibras que possui. Por isso, utilizar a berinjela como aditivo em sucos e vitaminas e também nos refogados, como acompanhamento de carnes, é uma boa forma de aumentar a sua quantidade na dieta, melhorando assim o seu efeito no controle do colesterol.

Veja a receita do suco de berinjela:

Ingredientes

  • 1/2 berinjela fatiada com casca

  • Suco natural de 3 laranjas

Modo de preparo

Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela. Se desejar, adoce com mel e beba a seguir.

*O suco de berinjela com laranja deve ser tomado diariamente em jejum por quem sofre com colesterol alto, pois esta é uma deliciosa forma de combater o excesso de gordura no sangue. Mas, este remédio caseiro não isenta a necessidade de praticar exercícios físicos e de alimentar-se corretamente.

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