Quer Energia e Disposição? Veja como Conseguir!

A falta de energia para realizar as tarefas diárias, bem como aquela moleza que aparece durante o dia, pode ser sinal de que a sua alimentação está com problemas.Para resolver isso, você pode mudar os seus hábitos alimentares, e incluir no seu cardápio alguns alimentos que dão energia. A maioria dos alimentos que dão energia é muito acessível, sendo bastante fácil inclui-los no cardápio. 

As frutas e vegetais são alimentos muito ricos em diversos tipos de nutrientes, e fornecem energia ao corpo de forma equilibrada. Essas comidas são ricas em hidratos de carbono e fibras. Os hidratos de carbono fornecem energia, e as fibras ajudam a controlar a velocidade com que a energia é liberada no organismo. Assim, esses alimentos fornecem energia sustentável, o que quer dizer que eles ajudam a manter os níveis de glicose no sangue estável, evitando problemas como aumento de peso, diabetes e fraqueza. 

As frutas e vegetais também são ótimas fontes de antioxidantes. Suas propriedades protegem as células do corpo e melhoram o funcionamento do sistema imunológico. Para garantir todos esses benefícios, o ideal é consumir vários tipos de frutas e verduras todos os dias. Se você está acima do peso e deseja emagrecer, pode comer frutas todos os dias, mas não exagere, pois as frutas possuem frutose, um tipo de açúcar que pode engordar caso seja consumido em excesso.

Confira abaixo alguns alimentos que são muitos bons para aumentar a energia e disposição:

  • Açaí

açai

O açaí é uma fruta típica brasileira, rica em carboidratos, que fornecem a energia necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Além disso, é fonte de gorduras insaturadas, que auxiliam no controle da pressão arterial e do colesterol. É rico em vitaminas C, B1, e B2 e antioxidantes.

  • Água de coco

coco

É considerada uma bebida energética natural, fonte de vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo. Além de melhorar a disposição, é uma ótima fonte de hidratação para o verão.

  • Banana

banana

A fruta é fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que tem diversas funções, como regular o sono, o humor e auxilia na prevenção de distúrbios emocionais. Além disso, é fonte também de potássio. Baixos níveis de potássio estão relacionados a sintomas como fraqueza muscular, cãibras, fadiga e apatia mental.

  • Guaraná

guarana

O guaraná é fonte de cafeína um estimulante do sistema nervoso. Usado com moderação ajuda a melhorar o ânimo e a disposição. Pode ser adicionado em sucos e vitaminas.

  • Chá verde

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O chá verde é fonte de cafeína, substância considerada termogênica (acelera o metabolismo, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal) e que aumenta a disposição. Também auxilia na melhora do humor e bem estar, pois possui um aminoácido que quando liberado em nosso corpo aumenta a produção de dopamina e serotonina.

  • Oleaginosas

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As oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas) são boas fontes de proteína vegetal e gorduras insaturadas, nutrientes que atuam na redução da pressão arterial, do colesterol e dos triglicérides. Também possuem magnésio, cobre e selênio, que ajudam diminuir o estresse e melhoram a memória e a produção de energia.

  • Mel

mel

O mel é constituído por dois tipos de carboidratos (glicose e frutose), o que o torna um alimento energético, podendo aumentar a disposição e combater o cansaço. É fonte de vitamina C que apresenta potente ação antioxidante, e vitaminas do complexo B que participam do metabolismo de produção de energia, e desintoxicação do organismo. Possui minerais como fósforo, cálcio, magnésio, enxofre e potássio.

  • Aveia

aveia

A aveia integral é fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico que conferem energia sem levar a picos de liberação de insulina. Ajuda a controlar as taxas de açúcar no sangue e dá saciedade. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que melhoram os níveis de produção de energia e a disposição.

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