Previna-se Contra O Câncer De Língua. Conheça Os Sintomas.

O câncer da língua não é o mais frequente de todos, no entanto costuma manifestar-se em fumadores ativos e em pessoas que bebem bastante, o que faz que com o passar dos anos a sua presença dentro das estatísticas vá [...]

câncer da língua não é o mais frequente de todos, no entanto costuma manifestar-se em fumadores ativos e em pessoas que bebem bastante, o que faz que com o passar dos anos a sua presença dentro das estatísticas vá aumentando. É mais comum nos homens do que em mulheres, esta doença conta com um bom prognóstico de recuperação se for detetada a tempo, por isso torna-se importante saber quais são os primeiros sintomas de câncer da língua, especialmente se se encontrar no grupo de risco.

O INCA – Instituto Nacional do Câncer – estima 14.170 novos casos de câncer na boca para este ano. Os tumores de cabeça e pescoço correspondem a cerca de 10% dos tumores malignos que acometem o ser humano; desses 40 % situam-se na cavidade oral, mais comumente na língua e soalho de boca.

Sintomas

Previna-se Contra O Câncer De Língua. Conheça Os Sintomas.

– lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias

– manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha)

– nódulos (caroços) no pescoço

– rouquidão persistente

Nos casos mais avançados observa-se:

– Dificuldade de mastigação e de engolir

– Dificuldade na fala

– Sensação de que há algo preso na garganta

Tratamento

Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura. Geralmente, o tratamento emprega cirurgia e/ou radioterapia. Os dois métodos podem ser usados de forma isolada ou associada. As duas técnicas têm bons resultados nas lesões iniciais e a indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento. As lesões iniciais são aquelas restritas ao local de origem.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.