Pele Oleosa e Poros Dilatados: Simples e Fácil Resolver

A pele oleosa produz maior quantidade de secreção sebácea que o normal. Apresenta uma característica mais espessa, brilhante e úmida.

Um dos principais motivos para que a pele seja oleosa é a herança genética. Porém, outros fatores podem contribuir com o aumento de atividade das glândulas sebáceas: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada.

Falta de uniformidade, uma aparência mais gordurosa e brilhante da pele. Estas são, resumidamente, as consequências de ter poros dilatados – problema que atinge mais as mulheres e, principalmente, quem tem a pele oleosa. A dilatação dos poros ocorre com mais frequência no verão, devido ao suor (que sai por meio dos poros), mas acontece também no inverno.

Além dos poros dilatados, a oleosidade causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas também contribui para formação de acne, cravos e espinhas. A boa notícia, porém, é que hoje existem boas opções de tratamentos para poros dilatados e dicas que ajudam a evitar o problema.

poros-dilatados

Os poros podem dilatar:

  • devido à produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas;
  • devido ao acúmulo de resíduos na superfície da pele;
  • ou então em resultado à quebra da estrutura de colágeno da “parede” do poro, que acontece à medida que a pessoa vai envelhecendo.

Tratamentos para Poros Dilatados:

Microdermabrasão: É uma esfoliação bastante extrema para quem os poros dilatados são um problema constante. A pele fica mais macia, os poros dilatados são reduzidos e algumas rugas e manchas secas são eliminadas. Por esta razão, é uma boa escolha para quem tem pele madura e problemas com os poros.

Laser: Os tratamentos com laser são recomendados como último recurso, uma vez que são bem mais caros. Porém, seus efeitos são melhores e mais permanentes. São realizados em clínicas privadas e spas médicos. O procedimento consiste em um feixe de luz direcionado diretamente para a pele. Se optar por esse método, evite o contato com o sol para não danificar a pele.

Máscara de Argila: A máscara de argila deve ser aplicada uma vez por semana e preparada com um dia de antecedência, para uma limpeza mais profunda da sujeira e gordura dos poros e absorção do excesso de óleo. Também reduz poros dilatados, porque os limpa.

Confira algumas orientações de como disfarçar os poros dilatados com o uso de maquiagem:

  • Lave o rosto: antes de começar a se maquiar, enxague o rosto com água fria.
  • Use primer: depois de lavar a pele com água gelada, comece por este produto que age como “tapa-buracos”, “nivelando” as imperfeições e disfarçando a “profundidade” dos poros.
  • Use pó: ele neutraliza o brilho da pele e a deixa com aparência mais uniforme.
  • Fuja dos produtos com óleo: busque por maquiagens com fórmula oil-free, caso contrário, sua pele ficará, provavelmente, mais oleosa e os poros, mais abertos.
  • Lembre-se de nunca dormir de maquiagem. Se fizer isso, seus poros ficarão cheios de resíduos e, provavelmente, mais dilatados.

Dicas práticas para evitar os poros dilatados:

  • Lavar o rosto duas vezes ao dia com água fria e sabonetes que contenham princípios ativos como: ácido salicílico, ácido glicólico, melaleuca, hamamélis.
  • Não lavar o rosto em excesso. Atenção: se o rosto for lavado excessivamente ao longo do dia pode haver efeito rebote e maior produção de sebo para compensar o ressecamento excessivo.
  • Usar tônicos após a limpeza, com baixo teor alcoólico, de preferência com princípios ativos calmantes e suavizantes, como calêndula e hamamélis.
  • Usar cosméticos e maquiagens livres de óleo e com substâncias que absorvem o brilho da pele.
  • Usar sempre filtro solar, dando preferência aos produtos em gel, serum ou gel-creme oil-free.

Alguns Cuidados com a Pele Oleosa:

gato

Limpeza: A pele oleosa precisa ser limpa pelo menos 2 vezes ao dia. Lave com água fria ou morna com sabonetes específicos para pele oleosa. O excesso de óleo na superfície da pele atrai muita sujeira e poeira do meio ambiente — por isso os poros normalmente têm uma cor mais escura.

Esfoliação: A esfoliação é muito recomendada para peles oleosas. Esse procedimento tem a função de retirar as células mortas, sujeira acumulada e resíduo de sebo na pele, fazendo com que ela fique mais limpa e preparada para receber os hidratantes.

Tonificação: A tonificação é um complemento importantíssimo da limpeza das peles oleosas. Apenas com água, sabonete e loções de limpeza não é possível retirar todos os resíduos de sujeira da pele. Os produtos com que é feita a limpeza são ligeiramente alcalinos. Assim, a loção tônica auxilia a equilibrar o pH da pele. Além disso, a loção deve ter baixo teor alcoólico. Sabe-se que o álcool é um excelente adstringente, mas tão rapidamente quanto o excesso de sebo é dissolvido, ele reaparece. Saiba como fazer seu próprio tônico.

Hidratação: Na hora de hidratar, escolha sempre produtos não-oleosos e que não causem a obstrução dos poros da pele. Os produtos devem ser em forma de gel, fluido, loção ou sérum, de preferência sem óleo em sua composição.

Proteção Solar:Utilize hidratantes especiais para pele oleosa que possuem filtros anti-UVA/UVB em sua composição. Além de protegerem contra os danos causados pelo sol, também ajudam a retardar o envelhecimento precoce.

Recitas caseiras para fechar os poros

Máscara facial caseira com ovo

  • Quebre um ovo e coloque em um recipiente somente a clara. (A gema não será utilizada);
  • Em seguida, deixe o conteúdo na geladeira até ficar frio (se você usar um ovo que já estava na geladeira, não precisa esperar esfriar);
  • Feito isto, aplique a clara no rosto limpo e enxuto;
  • Deixe agir por pelo menos 15 minutos;
  • Depois, lave o rosto.

⇒ Chá gelado de camomila

  • Use duas colheres (de sopa) de camomila;
  • Umedeça um algodão na camomila e coloque nas áreas em que os poros estão dilatados;
  • Deixe agir por 10 minutos;
  • Enxague as áreas com água.

Lembre-se: as sugestões acima são de receitas simples que podem ser feitas em casa com o intuito de tentar fechar os poros do rosto, porém, elas não devem excluir a consulta com o(a) dermatologista que indicará a melhor opção de tratamento para o problema.

designer de unhas

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.