Os Perigos De Usar Óculos De Sol Falsificados

Independente do clima, os óculos de sol estão sempre presentes em todos os lugares. Só que muita gente começou a considerá-los como acessórios e esqueceu que eles desempenham uma função muito importante para nossa saúde...

E é pensando neles como acessórios, que muita gente dá preferência a comprar óculos baratinhos, de camelôs ou de procedência desconhecida, afinal você pode ter uns 5 pelo preço de um né?!

Mas o que muita gente não sabe, é que além de não proteger contra os raios solares prejudiciais a retina, os óculos falsificados também prejudicam a visão.

Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. É isso que acontece quando usamos óculos de sol com lentes escuras, com a pupila dilatada, conseguimos enxergar melhor. E é esse exatamente o problema das lentes de baixa qualidade. Além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA e UVB, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios.

As lentes de baixa qualidade são tingidas para ficarem escuras, e nesse processo de coloração não há nenhuma técnica especial, diferente das lentes de qualidade que protegem os olhos contra os raios.

Os Perigos De Usar Óculos De Sol Falsificados

Usar uma lente ruim é pior do que não usar nada.

Outro problema é a falta de garantia na fabricação, porque as lentes podem aplicar graus ou desníveis, o que obriga o olho a se esforçar mais para corrigir a visão errada ou torta causada pelas lentes irregulares. E esse esforço acaba deixando o olho mais cansado e provocando danos a visão.

No começo, usar óculos de baixa qualidade não faz muita diferença, mas com o passar dos anos você pode começar a sentir cansaço na visão, desconforto, ardências, dores de cabeça. E o uso constante, pode fazer com que certas doenças como a degeneração macular se desenvolvam, além de foto alergia que é a alergia à luz do sol e a outros tipos de luzes, ceratite que produz a inflamação na córnea e a catarata, que embaça a visão e leva a cegueira.

Para evitar os problemas na visão, os óculos de sol precisam ter proteção contra raios ultravioleta (UVA e UVB). O ideal é que a marca certifique que a lente bloqueia a gama de radiação nociva.

Outra dica é achar um formato de óculos que proteja completamente seu olho. Quanto maior os óculos melhor, porque ele forma uma barreira física que evita a degeneração da pele. Mas o mais importante no caso do modelo, é que ele seja confortável.

Na hora de escolher uma lente para o dia a dia, dê preferência as de cor âmbar, marrom e cinza, que permitem boa visão de contraste e profundidade, além de reduzir os reflexos. Para dirigir em dias nublados, lentes cinzas são as ideais por permitirem melhor visão de contraste. No entardecer, lentes amarelas reduzem o ofuscamento provocados pela luz dos faróis.

Para garantir que você está usando um óculos de qualidade, você pode levá-lo até seu oftalmologista ou verificar se eles tem a certificação NBR ISO 15111.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.