Os Benefícios Da Natação Para A Saúde

Você já ouviu dizer que a natação é um dos esportes mais completos que existem? Não escutamos isso à toa, pois ela trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo e com baixo impacto. As mais diversas pesquisas já comprovaram [...]

Você já ouviu dizer que a natação é um dos esportes mais completos que existem? Não escutamos isso à toa, pois ela trabalha diversas partes do corpo ao mesmo tempo e com baixo impacto. As mais diversas pesquisas já comprovaram a eficiência dessa modalidade, que atrai praticantes de todas as idades e de todas as classes sociais. A natação passou, de uns tempos pra cá, a ser vista não só como diversão e entretenimento, mas como uma atividade física que pode trazer inúmeros benefícios.

Os benefícios da natação variam muito e vão de auxílio na respiração até o aumento da autoestima:

  • Melhora o equilíbrio

A natação proporciona uma melhora na coordenação motora. Os nadadores possuem um equilíbrio maior, principalmente, na movimentação dos tornozelos, devido aos exercícios feitos dentro d’água.

  • Reduz problemas cardiovasculares

A circulação sanguínea melhora com a prática da natação, o que facilita o transporte de nutrientes e oxigênio para todo corpo. Com essa melhora na circulação, fica mais difícil a aparição de problemas cardíacos, pois a atividade fortalece o coração e facilita o bombeamento do sangue para o corpo.

Os Benefícios Da Natação Para A Saúde

  • Recupera lesões

Para quem possui uma lesão a natação é uma ótima aliada na hora da recuperação. A água diminui o impacto do movimento e faz o exercício parecer mais leve e o trabalho do movimento muscular parecer menor.

  • Flexibilidade

A atividade na piscina trabalha os braços e as pernas, o que ajuda a manter as articulações ativas, deixando a flexibilidade e elasticidade do corpo em crescente melhora.

  • Baixo impacto

Diferente de outros esportes, a natação oferece um menor impacto na prática do exercício físico, pois é realizado dentro da água. Na água, o corpo fica mais leve e o movimento é realizado sem grandes dores e incômodos.

  • Melhora a respiração

Com a prática da natação os músculos da parede torácica se fortalecem, permitindo uma melhor contração e expansão do pulmão, o que colabora com o aumento da oxigenação do ar e consequentemente com uma melhor respiração.

  • Melhora a postura

Com alguns exercícios específicos na água é possível movimentar a coluna, aumentando a sua flexibilidade e melhorando a postura.

Os Benefícios Da Natação Para A Saúde

  • Melhora a capacidade de raciocínio

A prática da natação movimenta o corpo inteiro e influência partes do cérebro desestimuladas. Os exercícios aumentam a capacidade lógica e influenciam também a memorização.

  • Queima caloria eficientemente

Como todo e qualquer exercício físico, a natação emagrece, já que sua prática leva a uma perda grande de calorias. A quantidade de peso perdido depende da intensidade dos exercícios e da sua combinação com uma alimentação saudável e balanceada. No geral, a cada hora de prática se tem um gasto de 500 a 600 calorias quando os exercícios são realizados em grande intensidade. Moderadamente, a prática registra uma perda de 300 a 400 calorias.

  • Aumenta a Autoestima

Ao se tratar dos benefícios da natação é sempre importante lembrar que a prática de todo e qualquer exercício físico traz uma satisfação de prazer e de bem estar enorme. Essa sensação, quando bem usufruída, colhe seus frutos nas relações interpessoais e no bem estar pessoal, o que aumenta a autoestima e eleva a autoconfiança.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.