Motivos Para Consumir Óleo de Coco Extra Virgem

O óleo de coco é um óleo comestível muito apreciado no universo da culinária e, especialmente, por suas propriedades medicinais.

O Óleo de Coco é basicamente a polpa do coco, que é levado a um processo de refinamento. Ele tem diversas propriedades que são ótimas para a sua saúde.

Para que serve o óleo de coco?

Além dos variados benefícios para a saúde que veremos adiante, o óleo de coco é um ingrediente de muitos pratos da culinária, bem como de muitos produtos cosméticos.

Pode ser um substituto do óleo de cozinha convencional para as frituras. A pipoca preparada com o óleo de coco tem um sabor muito especial.

Existem muitos produtos cosméticos à base de óleo de coco: produtos de banho, para o cabelo, maquiagens, cremes de barbear, bronzeadores e outros tantos produtos para e pele. Ele é uma fonte de vitamina E, que tem um grande poder hidratante.

Muitos estudos relatam seu uso como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Alguns compostos derivados do óleo de coco podem atuar como herbicidas.

Vejamos agora alguns dos benefícios que o consumo do óleo de coco pode nos proporcionar!

oleo de coco22

– Antioxidante

O Óleo de Coco tem uma ação antioxidante, que ajuda a proteger o organismo da ação danosa dos Radicais Livres. A Gordura do Óleo de Coco Extra Virgem tem a vitamina E que contém tocotrienóis e tocoferóis.

– Reduz Colesterol

Os óleos de coco também ajudar a reduzir o Colesterol LDL (o mau colesterol), além de evitar a oxidação do mesmo. E ao mesmo tempo a polpa de coco ajuda elevar o colesterol HDL, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e também doenças no cérebro.

– Emagrecimento com Óleo de Coco

O óleo de coco contém Triglicerídeos de Cadeia Média, que é de fácil absorção. Quando eles entram no nosso organismo logo se tornam energia. Além de não necessitar de enzimas para digestão e metabolismo.

– Melhora o Sistema Imunológico

Além de ajudar a emagrecer, o Óleo de Coco também ajuda a melhorar o sistema imunológico, combatendo verme, bactérias e fungos. Ele melhora a absorção dos nutrientes, o que faz aumentar as defesas do organismo.

– Regula a Função Intestinal

Está com problema com prisão de ventre ou diarréia? Os componentes do óleo de coco normalizam as funções intestinais. Além de eliminar as bactérias inimigas, protegendo e favorecendo o crescimento da “flora amiga”.

– Melhora o Funcionamento da Tireóide

Alguns estudos realizados há alguns anos atrás apontaram que a gordura de coco estimula a função da glândula tireóide, o que faz com que o Colesterol LDL produza hormônios anti-envelhecimento. E consequentemente acaba ajudando a prevenir doenças

 Obesidade e outras doenças relacionadas a idade.

– Ação Cosmética

A maioria dos cremes para pele são constituídos por uma grande parte de água. Eles tem um efeito muito bom, pois são rapidamente absorvidos pela pele, deixando-a mais macia e fazendo com que as rugas desapareçam, entretanto, de forma temporária. Diferentemente dos óleos de coco, que não contêm radicais livres.

Pelo fato do Óleo de Coco não ser baseado a água ele tem uma ação contínua no combate a rugas e também na hidratação da pele. 

– Ação Dermatológica

Os Óleos de Coco Extra Virgem possuem uma substância que tem um grande poder bactericida na pele. Pode ser utilizado no tratamento de algumas doenças, cicatrizes e feridas.

Veja abaixo como algumas pessoas o utilizam:

  • Cicatrizante de feridas;
  • Alívio de Queimaduras;
  • Picadas de insetos;

Além disso, o Óleo de Coco é muito utilizado para tratamento de candidíase e herpes.

– Diabéticos – Controle de Carboidratos

A gordura de coco é muito boa para os diabéticos, pois proporciona uma sensação de saciedade e ajuda a não liberar a insulina e contribui a compulsão por carboidratos e doces.

Os Óleos poliinsaturados atrapalham a entrada de nutrientes e insulina nas células, já os Óleos de Coco “abrem suas membranas” e o que ajuda na normalização dos níveis de glicose e insulina. Além de melhorar a sua nutrição, aumentando a energia.

– O óleo de coco é uma boa fonte de energia para o seu treino

Conforme dito anteriormente, após ser ingerido, o óleo de coco é rapidamente digerido e convertido em energia. Muitos triatletas o utilizam durante seus treinamentos. Dica: misture o óleo de coco com semente de chia e mel, uma colher de sopa de cada, e consuma 30 minutos antes de realizar a sua atividade física.

oleo decocoococ

– O óleo de coco ajuda a tratar e a prevenir o câncer

As células cancerígenas são extremamente dependentes de glicose para produzirem energia. Com a ingestão de óleo de coco, seus ácidos graxos são convertidos a corpos cetônicos e as células tumorais não conseguem metabolizá-los para gerar ATP e sem energia qualquer célula morre.

Um outro benefício do óleo de coco – sua atividade antimicrobiana – ajuda na prevenção do câncer de estômago. Os ácidos graxos de cadeia média conseguem matar a bactéria Helycobacter pylori, um importante fator de risco para o surgimento deste tipo de câncer.

– O óleo de coco é bom hidratante para os cabelos

O óleo de coco é muito usado na Índia para o tratamento capilar. Ele proporciona brilho e estimula o crescimento dos cabelos. Ajuda também a reduzir a perda de proteínas dos fios. Não é à toa que é encontrado em muitas fórmulas de cremes e condicionadores.

O óleo de coco normalmente é aplicado diretamente nos cabelos. Massagear o couro cabeludo como o óleo, previne o surgimento de piolhos e caspas.

Atenção:

  • Algumas pessoas são alérgicas ao óleo de coco e portanto não podem consumi-lo.
  • A quantidade de óleo de coco que é segura para o consumo humano ainda não foi estabelecida. Sempre devemos nos atentar à máxima ‘’ que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose.’’ Por isso, evitar exageros no consumo do óleo de coco, bem como de qualquer tipo alimento, é fundamental.
  •  Para obter todos os benefícios do óleo de coco, consuma em quantidades moderadas e use a criatividade para inseri-lo na sua alimentação preparando pratos saborosos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. alaides disse:

    Gostei muito as dicas
    P saude

  2. Kaká Saúde disse:

    Que bom que gostou Alaides! Continue acompanhando as dicas no kaká Saúde.
    Boa noite!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.