Motivos Para Comer Semente de Uva

A grande maioria das pessoas não comem uvas com semente. Existe até uma variedade muito popular no mercado que já vem sem sementes, mais alongada que a uva comum. Além das maravilhas já conhecidas dessa fruta deliciosa, os benefícios que a semente de uva pode trazer para a nossa saúde vão desde questões estéticas até a prevenção do câncer e problemas cardíacos. Atualmente, empresas farmacêuticas também estão aproveitando essas pequenas sementes para fabricar remédios naturais. Mas também se aconselha comer as sementes de uva em seu estado natural, apesar de seu sabor amargo porque elas podem proporcionar ao organismo importantes benefícios.

uva

A semente de uva é rica em compostos fenólicos, como o tocoferol ou vitamina E e as proantocianidinas, que tem uma ação antioxidante muito forte, dessa forma combate radicais livres que podem trazer diversos malefícios para a nossa saúde como:

Colesterol:

O extrato da semente de uva tem a capacidade de aumentar o bom colesterol (HDL) e diminuir o mau colesterol (LDL).

Doenças cardíacas:

O efeito antioxidante da semente é capaz de prevenir e auxiliar o tratamento de doenças relacionadas ao coração como a hipertensão, entupimento de veias e artérias, AVC, insuficiência arterial; fortalecendo a parede vascular e evitando o acumulo de resíduos que podem obstruí-la.

Câncer:

Com a ação antioxidante a semente de uva pode ser usada como um complemento natural para evitar o risco de câncer, principalmente da pele, sistema digestivo, próstata e mama.

Problemas de visão:

Por ser rico em vitamina E, esse extrato pode auxiliar no tratamento e prevenção de algumas doenças de visão, incluindo as causadas pela diabetes e a vista cansada causada pelo esforço causado por horas em frente a uma tela de TV, computador ou leitura.

Trombose, varizes e varicoses:

Por auxiliar na melhora da elasticidade das veias e prevenir o entupimento das mesmas, a semente de uva é muito indicada como um tratamento auxiliar para essas doenças.

Alergias:

O extrato pode ser usado como um anti-histamínico natural leve que inibe reações alérgicas mais amenas como congestão nasal e as relacionadas as vias respiratórias.

Doenças neurais:

Pode ser usado na prevenção da esclerose múltipla e do mal de Parkinson.

Diminui os efeitos nocivos do fumo:

Tanto os fumantes quanto os fumantes passivos se beneficiam dos nutrientes das sementes de uva para diminuir os impactos nocivos que os compostos tóxicos do cigarro causam.Por ser capaz de depurar o sangue, as sementes de uva ajudam a eliminar toxinas, aumentando a proteção do corpo. O mesmo vale para o consumo de álcool e de medicamentos, que acumulam resíduos tóxicos no organismo. As sementes de uva podem fazer parte de um programa de desintoxicação seguido por quem deseja abandonar o fumo, o álcool ou as drogas.

São antibacterianas e anti-inflamatórias:

As sementes de uva têm propriedades antibacterianas que poderiam ajudar a inibir o crescimento de bactérias para prevenir e tratar vários tipos de infecções. Além disso, têm um efeito anti-inflamatório que ajuda o organismo a lutar contra inflamações, como as relacionadas a:

Artrite

Dermatite

Edemas (retenção de líquidos)

Colite

Sinusite

Tendinites

Previne o envelhecimento precoce:

Um dos principais benefícios das sementes de uva se deve aos antioxidantes OPC, que inibem a atividade de moléculas nocivas, evitando o envelhecimento precoce da pele e dos órgãos, tecidos e células. Por isso, sua ingestão regular é uma forma de conservar o corpo jovem e livre de rugas, assim como evitar que a pele envelheça antes do tempo.

Protege os pulmões:

Por serem antibacterianas, anti-histamínicas e antialérgicas, as sementes de uva fortalecem os pulmões, prevenindo possíveis infecções e outras doenças que deterioram seu funcionamento. Além disso, graças à sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, reduz o risco de contrair gripe, resfriados e outras infecções do trato respiratório.

Devemos mastigar bem as sementes para facilitar sua digestão. Elas podem ser hidratadas durante 24 horas em água para ativar suas propriedades e fazer com que atuem rapidamente depois de consumidas.

uvinha

Como consumir as sementes?

É bastante simples, basta comer uma uva sem se desfazer de suas sementes. Porém essa não é a única forma de ingerir e aproveitar de todos os seus benefícios. Nas casas de produtos naturais é possível encontrar extratos ou cápsulas de sementes de uva.

Dica: caso você prefira consumir as sementes direto da fruta, não se esqueça de lavá-la muito bem para tirar as sujeiras e também os fertilizantes encontrados na casca

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.