Menopausa: Alimentos Que Amenizam Os Sintomas

Quando os hormônios sexuais passam a ser produzidos em menor quantidade, afloram medos e inseguranças. Após a menopausa ocorre diminuição fisiológica da energia dos rins que é responsável pelo crescimento, desenvolvimento, dinamismo e sexualidade. Há diminuição da força do cabelo, enfraquecimento ósseo e auditivo. Com a diminuição dos estrogênios diminui o tônus muscular. Para amenizar esta queda energética, estão indicados alimentos que tonifiquem a energia vital, ricos em vitaminas, cálcio e outros minerais que minimizam ou retardam o envelhecimento e a osteoporose.

Devem-se priorizar alimentos frescos, em suas formas de brotos.

ALIMENTOS INDICADOS:

  • Brotos de feijão, alfafa e bambu;

  • cogumelos, shitake;

  • castanhas, nozes;

  • gergelim, germe de trigo;

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  • queijo fresco;

  • pêssego, framboesa, amora, morango, laranja, lima-da-pérsia, uva, figo, uva-passa, pera;

  • suco de pera ou de abacaxi com hortelã;

  • galinha, camarão, ostra, salmão, atum fresco, bacalhau fresco, sardinha, peru;

  • trigo integral, arroz integral, arroz selvagem;

  • milho, aveia, centeio, tofu;

  • azeite extra-virgem;

  • algas marinhas;

  • semente de girassol, semente de abóbora;

  • iogurte, coalhada;

  • inhame, aipim;

  • cenoura;

  • batata-baroa;

  • damasco.

ALIMENTOS A EVITAR OU LIMITAR

  • Açúcar;

  • doces;

  • gorduras animais;

  • frituras;

  • maionese;

  • café, mate, chá-preto;

  • refrigerantes tipo cola, guaraná em pó;

  • A ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de cigarros devem ser evitados.

CONSELHOS ÚTEIS 

⇒ Praticar uma atividade física diária;

⇒ Uma pequena caminhada, dança, yoga, tai-chi-chuan;

⇒ Ginástica leve ou anti-ginástica;

⇒ Mexer-se todos os dias para não deixar a energia estagnar;

⇒ Não praticar corrida e nem ginástica de alto impacto dos pés no chão, para evitar o impacto da gravidade;

⇒ Trabalhe se possível com algo que lhe dê prazer e possibilidade realizadora;

⇒ O sol deve ser diário, 20 a 30 minutos, todas as manhãs;

⇒ Evite apenas a longa exposição e o sol do meio-dia, para impedir o surgimento de manchas, rugas e câncer de pele;

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⇒ Vitamina C, vitamina E, zinco e selênio agem como antioxidantes, evita degenerações (visuais, auditivas) e câncer;

⇒ Cálcio, magnésio e vitamina D são importantes para assegurar uma boa ingestão destes alimentos e evitar osteoporose;

⇒ Castanha-da-índia melhora a memória, facilita o retorno venoso, diminui a sensação de peso nas pernas e previne varizes;

⇒Extrato de algas marinhas é rico em  aminoácidos e minerais e também pode ser indicado. A suplementação nutricional deve ser feita sob orientação médica. 

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

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