Magnésio Na Dieta Afasta Inúmeras Doenças

Quem quer manter o metabolismo em dias precisa ter as taxas de magnésio bem equilibradas no corpo. Isso porque esse mineral ativa enzimas que interferem diretamente na degradação de enzimas, proteínas, carboidratos e ...

Quem quer manter o metabolismo em dias precisa ter as taxas de magnésio bem equilibradas no corpo. Isso porque esse mineral ativa enzimas que interferem diretamente na degradação de enzimas, proteínas, carboidratos e eletrólitos. Assim, o magnésio se faz importante para diversas funções do corpo como geração de energia, contração muscular e condução nervosa.

Os benefícios do magnésio

⇒ Estabiliza a pressão arterial

Enquanto que o cálcio, ao se acumular nas paredes das artérias costuma danificá-las reduzindo a elasticidade do tecido vascular, aumentando a pressão arterial, o magnésio faz justamente o oposto. Desta forma, esse mineral também é um ótimo agente coadjuvante no combate à hipertensão arterial.

⇒ Faz bem aos ossos

O magnésio é o responsável por controlar o metabolismo do cálcio e, consequentemente, a construção da matriz óssea. Esse mineral também participa diretamente da ativação da vitamina D, nutriente importante para a absorção do cálcio pelo organismo.

⇒ Melhora os sintomas da menopausa

A vitamina D está diretamente relacionada com a modulação de hormônios como o estrogênio. Com a falta do magnésio, essa vitamina deixa de ser ativada e interfere no metabolismo hormonal. Desta forma, os sintomas da menopausa conseguem ser aliviados com a presença desse mineral em doses adequadas.

⇒ Regula as taxas de glicose

O magnésio ajuda no controle da liberação de insulina tentando manter os níveis de açúcar relativamente constantes. Esse mineral também deixa as células mais sensíveis à insulina, permitindo uma maior geração de energia. Por todos esses motivos o magnésio é uma boa pedida para incluir na dieta como uma substância que atua na prevenção do diabetes.

⇒ Melhora o humor

Esse mineral é indispensável para aliviar, naturalmente, os sintomas do estresse, da ansiedade e da depressão. Isso porque o magnésio ajuda na síntese da serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso bem-estar, nos deixando mais relaxados e com bom humor.

Os benefícios do magnésio

O magnésio ajuda a emagrecer?

Como o magnésio melhor a absorção dos nutrientes e consegue ativar enzimas que melhoram a degradação dos nutrientes, fazendo com que o corpo utilize-os da melhor maneira, a necessidade do organismo por alimento diminui. Com isso, você se sente saciado e bem por mais tempo e assim, come menos e tem mais saúde.

Deficiência de magnésio

Ela pode ocorrer por dois motivos: ou porque você não se alimenta direito ou porque, geneticamente, o seu corpo encontra algum problema na hora de absorver os nutrientes. Veja abaixo os principais sinais e sintomas relacionados com a deficiência de magnésio:

  • fadiga ou fraqueza muscular;
  • arritmia cardíaca;
  • crescimento inadequado dos ossos;
  • osteoporose;
  • irritabilidade, insônia, dores de cabeça;
  • perda de apetite, vômitos e náuseas;
  • deficiência em outros minerais e nutrientes.

Onde encontrar o magnésio

Não é nem um pouco difícil de encontrar o magnésio de forma natural e abundante na alimentação do dia a dia. Provavelmente você já ingere a quantidade de magnésio que precisa, pois grande parte dos alimentos que você já consome possui esse mineral.

Os benefícios do magnésio

Veja a lista abaixo:

  • castanha-do-pará e amêndoas
  • grãos integrais;
  • espinafre;
  • peixe;
  • batata doce;
  • amendoim;
  • alcachofra;
  • cevada;
  • tomate;
  • farinha de trigo ou milho;
  • laticínios;

Quantidades elevadas de magnésio no corpo pode levar a sintomas indesejáveis como diarreia e também problemas musculares como câimbras, levando à fadiga e fraqueza muscular.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.