Lúpus: Entenda Um Pouco Mais Sobre A Doença

No meio médico, o problema é denominado de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos que agridem suas células, tecidos e órgãos. No caso do lúpus, essa alteração ...

No meio médico, o problema é denominado de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). Trata-se de uma doença autoimune, ou seja, o próprio organismo produz anticorpos que agridem suas células, tecidos e órgãos. No caso do lúpus, essa alteração no sistema imunológico leva ao aparecimento de diferentes tipos de inflamações, que podem atingir quase todo o organismo. Vamos entender um pouco mais sobre a doença!

Sintomas do Lúpus

O nome lúpus surgiu na Idade Média e se refere a um dos sintomas típicos da doença: as feridas no rosto. Como essas lesões se assemelham a arranhões, os antigos diziam que elas pareciam ter sido causadas por lobos (lupus) e, por isso, o problema passou a ser chamado dessa forma. Porém, as feridas na pele não são as únicas características do LES. Como dissemos, as pessoas que têm a doença produzem anticorpos que atacam as próprias células do organismo, atingindo, assim, diversas partes do corpo.

Isso quer dizer que o lúpus pode ter diferentes características, dependendo das condições específicas de paciente.

Lúpus: Entenda Um Pouco Mais Sobre A Doença

Veja alguns dos principais sintomas:

  • Lesões na pele;
  • Vermelhidão nas bochechas e no nariz;
  • Dor nas articulações;
  • Inflamação nas membranas que cobrem o pulmão e o coração;
  • Anemia;
  • Convulsões;
  • Inflamação no rim.

Tratamento da Doença

Essa variedade de sintomas faz com que o LES seja uma doença difícil de ser diagnosticada. Para tanto, é necessário que o médico especialista (reumatologista) combine os sintomas apresentados e o resultado dos exames de sangue. Depois do diagnóstico, a indicação de tratamento é feita conforme as características apresentadas pelo paciente. Normalmente, são indicados o uso de anti-inflamatórios e medicamentos para diminuir a atividade do sistema imunológico. Quem sofre com a doença também deve evitar o sol, não tomar anticoncepcionais e controlar o estresse.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.