Jamais Jogue Fora Talos, Cascas e Sementes dos Alimentos. Saiba o motivo.

Dispensar cascas, folhas, talos e sementes dos vegetais e frutas na hora de prepará-los é jogar fora saúde e dinheiro. Essas partes dos alimentos concentram altas doses de nutrientes

Por acaso você já jogou fora casca de abacaxi, laranja ou banana, talos de beterraba, as folhas da cenoura, a parte branca da melancia ou sementes de abóbora? Pois está na hora de rever seus hábitos, para o bem da sua saúde e, de quebra, do seu bolso. “Aproveitar os alimentos por completo, sem dispensar nenhum pedaço, aumenta a ingestão de vitaminas, minerais e fibras. E, se o consumo for regular, ainda representa uma economia”.

talos

Como aproveitar os alimentos por inteiro:

Todos os talos (atenção: menos o de mandioca, porque é tóxico) podem ser aproveitados picados ou triturados em massas de bolos, pães e panquecas e ainda em ensopados, omeletes, farofas, recheios de tortas, suflês, bolinhos ou misturados em sopas. Podem, ainda, ser utilizados no preparo de saladas, arroz e patês.

A entrecasca (que fica entre a polpa e a casca) da melancia, do melão e do maracujá pode ser preparada em forma de compota. E a de melancia, se refogada com carne moída, fica igual ao chuchu.

•Folhas de cenoura e beterraba cruas caem bem na salada. E as de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete, refogadas.

•Cascas de laranja, tangerina e maracujá viram deliciosas geleias. As de maçã e mamão incrementam vitaminas de frutas. Anote aí: a casca da laranja tem 40 vezes mais cálcio do que a polpa, enquanto as da maçã e da mexerica têm o dobro de vitamina C em relação à polpa

**•Aproveite a água de cozimento da beterraba e das batatas para fazer gelatinas vermelhas ou um arroz colorido.

Sementes torradas e moídas se tornam farinhas no preparo de bolos, pães e biscoitos. Se for preciso, complete com farinha comum.

Confira alguns alimentos poderosos:

  • TALO DE BETERRABA

Propriedades: possui flavonoides, que protegem contra o envelhecimento das células.

Como usar: pique os talos e refogue-os com cebola e alho. Misture com ricota e faça um patê diferente.

  • CASCA DE LARANJA

Propriedades: excelente fonte de cálcio e vitamina C

Como usar: retire a parte branca da casca e ferva-a três vezes para tirar a acidez. Corte as cascas em tiras e ferva-as em água e açúcar para caramelizar. Cubra com açúcar cristal.

  • SEMENTE DE ABÓBORA

Propriedades: possui fósforo, que retém o cálcio nos ossos e dentes; e magnésio, com ação anti-inflamatória.

Como usar: lave e seque as sementes. Depois, basta adicionar sal, tostá-las no forno e servir como aperitivo.

Deliciosas receitas, confira:

  • Bolo de casca de banana

Cascas de 4 bananas, bem lavadas e picadas/- 2 ovos/- 2 xícaras (chá) de leite/- 2 colheres (sopa) de margarina/- 3 xícaras (chá) de açúcar/- 3 xícaras (chá) de farinha de rosca/- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata no liquidificador as cascas de banana, as gemas, o leite, a margarina e o açúcar. Transfira essa mistura para uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Bata as claras em neve e adicione aos poucos à massa junto com o fermento. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada (você também pode usar açúcar com canela no lugar da farinha). Leve ao forno pré aquecido em temperatura média por 40 minutos.

Para a cobertura, faça um caramelo com 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 1/2 xícara (chá) de água. Acrescente as 4 bananas cortadas em rodelas e o suco de 1/2 limão. Cubra o bolo ainda quente.

  • Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Cascas de 1 abacaxi, bem lavadas/- 1 xícara (chá) de capim cidreira/- 1 litro de água/- Açúcar a gosto (opcional)

Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água. Coe e adoce a gosto.

  • Risoto de casca de abóbora

1 cebola grande picada/- Cascas de 1 abóbora, bem lavada e ralada/- 1 xícara (chá) de água/- 1 pimentão picado/- 3 xícaras (chá) de arroz cozido/- 1/2 caixinha de creme de leite/- 1/2 copo de requeijão/- Cheiro verde a gosto/- Sal e shoyu a gosto

Refogue a cebola em uma panela. Adicione a casca de abóbora ralada e a água e deixe cozinhar por 10/15 minutos. Acrescente o pimentão e refogue bem. Aos poucos, coloque o arroz já cozido, alternando com o creme de leite e o requeijão. Por último, tempere com cheiro verde, sal e shoyu a gosto.

images

  • Macarrão com ramas de cenoura

1 cebola pequena picada/- 6 dentes de alho/- 2 xícaras de talos de agrião/- 1 xícara de ramas de cenoura/- Noz moscada e sal a gosto/- 2 1/2 xícaras do macarrão de sua preferência.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente os talos de agrião e as ramas de cenoura e continue refogando. Tempere com noz moscada e sal a gosto. Use o refogado como molho para o macarrão cozido. Se quiser, acrescente queijo ralado.

  • Tira-gosto de casca de batata

Cascas de batatas/- Óleo para fritar/- Sal a gosto.

Lave e seque bem as cascas de batata. Frite-as em óleo quente até ficarem douradas e sequinhas. Tempere com sal e pronto. Sementes de abóbora preparadas dessa mesma forma também rendem bons aperitivos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.