Inúmeros benefícios da Romã

Embora muito conhecida e com muitas propriedades para a saúde, a romã (Punica granatum), ainda é pouco consumida no Brasil. O fato é que a maioria das pessoas não conhece os benefícios da romã, para que serve exatamente. Trata-se de uma fruta riquíssima em vitamina C, proteínas, vitamina K, ácido fólico, potássio e fibras, além de possuir ação antioxidante e anti-inflamatória. As sementes da romã são recobertas por uma polpa levemente adocicada e podem ser consumidas in natura ou na forma de suco, já a casca do fruto é ideal para se preparar infusão ou chá.

Veremos agora como a romã pode ser benéfica para sua saúde e boa forma:

♦ Benefícios para o coração

O suco de romã ajuda a manter a saúde do coração porque influencia na elasticidade das artérias e reduz inflamações nos vasos sanguíneos. Reduz também arteriosclerose, uma das principais causas de doenças cardíacas. O suco também auxilia a reduzir o risco de entupimento das artérias, diminui os níveis de colesterol LDL e aumenta o HDL.

♦ Mantém os níveis de açúcar no sangue

Apesar de conter frutose, o suco de romã não eleva o nível de açúcar no sangue. Estudos demonstraram que diabéticos que consumiram suco de romã durante duas semanas não apresentaram aumento de glicose no sangue.

♦ Mantém a pressão sanguínea

O suco de romã reduz lesões e inflamações nos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão. Também funciona como uma aspirina natural, afinando o sangue e, assim, melhorando sua circulação pelo corpo.

pe-de-roma

♦ Proteção contra o câncer

Os antioxidantes presentes no suco eliminam os radicais livres, inibindo o crescimento de células cancerígenas. Acredita-se que o suco de romã induz apoptose — uma condição em que as células cancerígenas se autodestroem. É considerado altamente benéfico para prevenir câncer de próstata, bem como bloqueador de aromatase — um hormônio que parece estar relacionado com o câncer de mama.

♦ Acalma indisposições estomacais:

O suco de romã tem sido utilizado para tratar de diarreia e disenteria desde tempos antigos. Ele aumenta a produção de enzimas que auxiliam na digestão. Acrescente uma colher de mel a um copo de suco de romã para prevenir indigestão.

♦ Estimula o sistema imunológico:

Os antioxidantes presentes no suco estimulam os glóbulos brancos, aumentando a sua eficiência. O suco possui também propriedades antibacterianas e antimicrobianas, auxiliando a diminuir bactérias que ficam na boca e causam cáries e infecções por estafilococos.

♦ Previne anemia

A anemia é causada pela baixa produção de glóbulos vermelhos no sangue. Os altos teores de ferro no suco auxiliam o organismo a produzir mais glóbulos vermelhos.

romã

♦ Melhora a digestão

Quando se fala do sistema digestivo, o suco de romã faz maravilhas para o estômago e o fígado. Também ajuda a aliviar infecções do trato urinário, facilitando o curso da urina. Rico em fibras, ajuda a regular os movimentos dos intestinos.

♦ Auxilia no processo de regeneração das cartilagens

O suco de romã é conhecido também por inibir enzimas que causam danos às cartilagens, diminuindo futuros problemas. O suco sem açúcar pode aliviar artrite e inflamações nos ossos. O consumo regular de suco pode prevenir a ocorrência do Mal de Alzheimer e outros problemas neurológicos, bem como dissolver cálculos nos rins e até mesmo auxiliar em casos de disfunção erétil.

♦ Benefícios antienvelhecimento

Uma dieta rica em suco de romã ajuda a retardar o envelhecimento ao reduzir rugas e linhas causadas por exposição ao sol. Auxilia também na regeneração da pele, prevenindo hiperpigmentação e manchas senis.

♦ Auxilia na cicatrização

O suco de romã estimula a regeneração celular da pele e pode acelerar a cicatrização de ferimentos. As sementes estão cheias de nutrientes benéficos à pele, que protegem contra queimaduras de sol e curam danos provocados pela exposição à luz solar.

♦ Previne queda de cabelo

O suco de romã fortalece os folículos capilares, prevenindo a queda dos cabelos e deixando-os saudáveis e encorpados.

Precauções:

**Se você estiver tomando medicamentos para pressão sanguínea, as propriedades naturais do suco de romã para baixar a pressão podem causar problemas de pressão arterial muito baixa.

**Não beba suco de romã se você estiver gripado, com tosse e catarro.

**O suco de romã pode interferir com alguns tipos de medicamentos, especialmente estatinas (para colesterol), antidepressivos, medicamentos para AIDS e medicamentos analgésicos com substâncias narcóticas.

Romã

Receitinhas:

  • Infusão de romã

Ferva ½ litro de água e coloque a casca de uma romã bem lavada e cortada. Deixe esfriar tampado por 10 minutos, coe e beba aos poucos. A infusão também pode ser usada para fazer gargarejo.

  • Suco de romã

Bater no liquidificador uma romã lavada e cortada com 200 ml de água. Coar e tomar em seguida.

  • Chá de romã

Ferva as cascas cortadas de uma romã em 4 xícaras de água por 15 minutos, coe e tome ou faça gargarejo morno.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.