A Importância da Vitamina C e Onde Encontrá-la. Saiba Mais.

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é uma vitamina necessária para a síntese de colágeno, que é uma estrutura importante na formação de ossos, cartilagem, músculos e vasos sanguíneos. A vitamina C também atua no sistema imunológico e no sistema nervoso central. A carência de vitamina C provoca uma doença chamada escorbuto, que é comum em pessoas desnutridas ou que apresentam grande restrição no consumo de vegetais.  Os alimentos ricos em vitamina C são em sua maioria as frutas cítricas, elas ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo.

Além disso, A Vitamina C (ácido ascórbico) é um nutriente também classificada como um antioxidante. Os antioxidantes são substâncias que protegem e combatem os radicais livres que são produzidos durante a decomposição de alimentos ou pela exposição à fumaça do tabaco e radiação, que, por sua vez são os principais responsáveis por diversas doenças, desde de uma gripe a até um câncer.

Função da Vitamina C:

A vitamina C também é importante nas seguintes funções:

  • Absorção de ferro pelo organismo.
  • Síntese de noradrenalina, que é um neurotransmissor.
  • Síntese de carnitina, substância que auxilia no funcionamento das mitocôndrias.
  • Metabolismo das prostaglandinas, o que lhe confere algum efeito anti-inflamatório.
  • Ação antioxidante.

Alimentos Ricos em Vitamina C:

Laranja: Talvez ela seja a mais lembrada quando o quesito é Vitamina C, portanto ela é um dos principais alimentos ricos em Vitamina C. E com razão, pois, uma unidade de laranja tem 90 mg do nutriente, a quantidade diária mínima que nosso organismo pede.

vitamina c

Limão: O Limão é uma boa alternativa de alimentos ricos em Vitamina C. Pois, a Vitamina C é mais concentrada na casca de limão, sendo recomendado o consumo do suco de limão batido com a casca (também conhecido como limonada-suíça), que chega ter até 129mg de Vitamina C a cada 100 gramas, além de boas quantidades de cálcio e potássio.

Morango: O Morango é uma das frutas mais saudáveis do planeta, eles são extremamente ricos em Vitamina C além disso, os morangos não são apenas um alimento rico em Vitamina C, no entanto, eles também são boa fonte de fibras e de antioxidantes, que são responsáveis pela redução do estresse oxidativo que por sua vez ajuda na proteção do coração e diminuição do excesso do mal colesterol (LDL). lembrando que a cada 100 g de morango contém cerca de 64 mg de Vitamina C.

Kiwi: O Kiwi é uma boa opção de alimentos ricos em Vitamina C. pois, a cada 100 g do seu consumo contém cerca de 112 mg de Vitamina C.

Acerola: A Acerola é uma pequena fruta vermelha que é bastante rica em Vitamina C. Ele contém cerca de 3 x a quantidade de Vitamina C do que uma laranja.

Abacaxi: O abacaxi é um dos principais alimentos ricos em Vitamina C pois uma fatia média dessa fruta contém cerca de 93mg de Vitamina C. Para uma bebida cheia desse nutriente, fica a dica: misture o abacaxi à couve, que também é fonte da vitamina.

Goiaba: A goiaba é outra ótima alternativa de alimentos ricos em Vitamina C, a cada 100 g de seu consumo contém cerca de 74mg de Vitamina C. Ela também é uma excelente fonte em fibras, ácido fólico, Potássio e Manganês, tornando-a a goiaba um dos melhores alimentos para adicionar à sua dieta.

brocolis

Brócolis: O brócolis fornece cerca de 132 mg de vitamina C, além de ser uma excelente fonte de fibra e apenas 30 calorias por porção. Estudos realizados mostraram que brócolis possui propriedades preventivas do câncer.

Pimentão amarelo: O Pimentão amarelo é um dos principais temperos que são alimentos ricos em Vitamina C. Pois, a cada 100 g do seu consumo contém cerca de 202 mg de vitamina.

Intoxicação pela Vitamina C

Como a vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, o seu excesso é facilmente eliminado do organismo pelos rins. Pessoas que tomam diariamente comprimidos de vitamina C, eliminam grande parte deste pela urina.

Doses até 1,5 grama por dia não costumam causar efeitos. A partir de 2 gramas por dia, o paciente pode ter cólicas, diarreia e excesso de gases.

Indivíduos com história de cálculo renal devem evitar o consumo exagerado de vitamina C, pois ela aumenta o risco de formação de pedras de oxalato de cálcio.

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2 Comentários

  1. Tereza disse:

    Gostei muito das informações! Obrigada…❤

  2. Kaká Saúde disse:

    Que bom que gostou Tereza!! Continue acompanhando as dicas no Kaká Saúde!!

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