A Importância da Atividade Física

A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de morrer de doença cardíaca coronária e diminui o risco de infarto, câncer de cólon, diabetes e pressão alta entre outras doenças.

Sabe-se que pessoas de todas as idades, que estão de um modo geral inativas fisicamente, podem melhorar sua saúde e bem-estar ao praticar atividade física moderada regularmente.

Alguns itens considerados positivos durante tal prática podem ser notados como:

  • Ajuda a controlar o peso corporal;
  • Contribui para ossos, articulações e músculos sadios;
  • Reduz o índice de quedas em idosos;
  • Ajuda a aliviar a dor da artrite, artrose;
  • Diminui os sintomas de ansiedade e depressão e estão associadas à menor número de hospitalizações, visitas médicas e medicação;
  • Proporciona maior independência e autonomia para o idoso.

Para as pessoas inativas, que optam pela falta de atividade física, definitivamente não estão ajudando sua saúde e provavelmente a estão prejudicando. Quanto mais examinamos os riscos para a saúde associados à falta de atividade física, mais convencidos ficamos que pessoas que não praticam atividade física devem começar a se exercitar.

idoso

Como a atividade física regular pode melhorar sua saúde e reduzir os riscos de morte prematura?

  • Reduzindo o risco de desenvolver doença cardíaca coronária e as chances de morrer disso;
  • Reduzindo o risco de infarto;
  • Reduzindo o risco de ter um segundo ataque cardíaco em pessoas que já tiveram um ataque;
  • Diminuindo tanto o colesterol total quanto os triglicerídeos, e eleva o bom colesterol HDL;
  • Diminuindo o risco de desenvolver pressão alta;
  • Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas que já têm hipertensão;
  • Diminuindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (não dependente de insulina);
  • Reduzindo o risco de câncer de cólon;
  • Ajudas as pessoas a conseguirem e manter um peso ideal;
  • Reduzindo os sentimentos de depressão e ansiedade;
  • Promovendo o bem-estar psicológico e reduz sentimentos de estresse;
  • Ajudando a construir e manter articulações, músculos e ossos saudáveis;
  • Ajudando pessoas idosas a ficarem mais fortes e serem mais capazes de moverem-se sem cair o ficar excessivamente cansadas.

Sendo assim, torna-se de grande valia a prática de qualquer atividade física que venha a somente te beneficiar.

Mas atenção!

Para vocês que desejam começar a se movimentar, é de primordial importância que façam antes um “check up” das condições cardíacas entre outros testes que comprovarão o seu nível de condicionamento físico (já disponíveis nas boas academias). A partir daí, procure orientação médica junto a um profissional da área de Educação Física para assim, iniciar as atividades.

Podemos saber que fazer exercícios físicos com regularidade faz bem, mas esse conhecimento não é suficiente. O importante é FAZER, pois de que serve um conhecimento que não é aproveitado?

 

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