A Importância Da Alimentação Na Prevenção De Dores Nas Costas

Você sente um extremo cansaço quase diariamente? Desconfortos musculares e dores nas costas parecem aumentar a cada dia? É importante que você saiba que esses sintomas podem estar ...

Você sente um extremo cansaço quase diariamente? Desconfortos musculares e dores nas costas parecem aumentar a cada dia? É importante que você saiba que esses sintomas podem estar intimamente relacionados à má alimentação.

Diversos fatores podem ser apontados como causa para o surgimento de dores nas costas, incluindo doenças como hérnia de disco e artrite, mas a alimentação também contribui para a saúde da coluna. Por isso, para quem deseja evitar o surgimento de dores nas costas é indispensável investir na alimentação correta.

Algumas dicas de boa alimentação

Existem alimentos que auxiliam diretamente na regeneração muscular, prevenindo o maior desgaste e a fadiga. Fortalecer a musculatura de sustentação da coluna é essencial para prevenir as dores na região.

  • O açaí é um alimento bastante energético e tem a propriedade de formação de aminoácidos, auxiliando na construção e regeneração dos músculos.
  • As carnes apresentam grande quantidade de aminoácidos, uma vez consumidas, estes aminoácidos vão auxiliar no desenvolvimento e no fortalecimento dos músculos.
  • Os peixes são fontes de ômega 3, um nutriente muito importante para a regeneração, ajudando a proteger os músculos (atum, salmão e sardinha são excelentes nesses casos).
  • As frutas cítricas, como a laranja, o limão e a tangerina, ajudam no estímulo ao desenvolvimento e a recuperação dos tecidos musculares danificados.

A Importância Da Alimentação Na Prevenção De Dores Nas Costas

Além do consumo de alimentos específicos, vale ressaltar a importância de equilibrar toda a alimentação, optando por tudo que for mais saudável, evitando alimentos industrializados e que sejam ricos em gordura saturada e gordura trans.

O problema do sobrepeso

Normalmente, pessoas que estão acima do peso acabam impondo um esforço adicional sobre a coluna, agravando o problema de dores nas costas. Daí a necessidade de investir em uma alimentação bem selecionada e também na prática de atividades físicas para manter o peso do corpo equilibrado.

Lembrando que você sempre deve consultar profissionais capacitados tanto para receber orientações sobre a dieta mais adequada para o seu caso quanto para seguir instruções corretas acerca dos exercícios físicos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.