Fique Atento! Consumo De Leite Cru Pode Trazer Riscos Para A Saúde

Preste muita atenção na hora de escolher os alimentos, assim como os produtos denominados orgânicos atraem a atenção dos consumidores, os riscos de consumo de alimentos contaminados por agentes...

Preste muita atenção na hora de escolher os alimentos, assim como os produtos denominados orgânicos atraem a atenção dos consumidores, os riscos de consumo de alimentos contaminados por agentes patogênicos aumentam em igual escala.

O leite cru é um exemplo que merece destaque. No Brasil, o consumo do produto cru representa cerca de 30% do total produzido no País. Quando o leite não é tratado termicamente por meio de processos adequados, ele se torna um potencial transmissor de doenças.

Consumo de leite cru pode trazer riscos para a saúde

Com o objetivo de orientar o consumidor, a Organização Mundial de Saúde elaborou as chamadas Regras de Ouro. No caso do leite, a norma alerta para que o consumidor dê preferência para o produto processado sob inspeção oficial, evitando o consumo logo após ser retirado de vacas, ovelhas ou cabras.

Ferver o leite não garante que o produto ficará livre de bactérias nocivas, mesmo porque as condições caseiras não permitem a eliminação dos agentes causadores de doenças eventualmente presentes no leite cru.

O leite cru, não pasteurizado, pode carregar bactérias perigosas como a Salmonella, E. Coli, e a Listeria, responsáveis por causar numerosas doenças veiculadas por alimentos.

Faz bem saber!

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde, recomenda-se o consumo diário de 3 porções de leite ou derivados por dia, para garantir a quantidade ideal de cálcio para os ossos e evitar doenças.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.