Esquecimento Comum X Alzheimer. Veja Como Identificar.

A perda de memória é o primeiro sintoma do Alzheimer, mas muitas vezes pode estar associada a outros quadros, como a depressão, por exemplo...

A perda de memória normal que acontece com a idade não impede que o paciente desenvolva suas atividades diárias normalmente e não chama tanto a atenção.

Por outro lado, a perda de memória do mal de Alzheimer não permite que você leia um livro, porque quando você virou a página, já não se lembra mais do que leu anteriormente. Quando está assistindo a um filme, no meio dele já não se lembra do começo.

Sintoma Comuns:

Esquecimento Comum X Alzheimer. Veja Como Identificar.

A perda de memória é o primeiro sintoma do Alzheimer, mas muitas vezes pode estar associada a outros quadros, como a depressão, por exemplo.

A memória depende muito de motivação, atenção, concentração e emoção. Quando você está deprimido, perde motivação e emoção e, por consequência, atenção e concentração. Portanto, memoriza menos.

Um fato marcante na vida você nunca esquece, como o nascimento de um filho, porque houve emoção. Quando você gosta de alguma coisa e tem interesse por aquilo, fica motivado, então tende a memorizar mais facilmente.

O esquecimento e os demais sintomas do Alzheimer podem ser amenizados com o tratamento medicamentoso específico para a doença. Contudo, não há como recuperar completamente os danos já sofridos, nem impedir completamente o progresso da doença, apenas reduzir sua velocidade.

Lembre-se:

Nem todo esquecimento é problema de memória! Porém, é preciso ficar alerta quando fatos importantes passam a ser esquecidos com frequência, atrapalhando o dia a dia. Quando isso acontece, é necessário buscar ajuda profissional a fim de investigar a causa, determinar um diagnóstico e, caso necessário, fazer um tratamento.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.