Erva Cidreira: Vários Benefícios Para a Saúde

A erva cidreira é uma planta também conhecida como cidreira ou melissa, algumas pessoas confundem a erva-cidreira com hortelã, isso acontece devido à enorme semelhança de suas folhas porém as duas pertencem a mesma família, é muito utilizada para tratar [...]

A erva cidreira é uma planta também conhecida como cidreira ou melissa, algumas pessoas confundem a erva-cidreira com hortelã, isso acontece devido à enorme semelhança de suas folhas porém as duas pertencem a mesma família, é muito utilizada para tratar problemas digestivos e para garantir uma boa noite de sono. A erva cidreira contém propriedades calmante, diurética, analgésica, antimicrobiana, cicatrizante, tônico, sedativo, relaxante, antinevrálgica, expectorante, antiviral, antiespasmódica, sudorífera, antibiótica e anti-inflamatória.A planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mercados, farmácias de manipulação e algumas feiras livres, o melhor é consumir o chá com as folhas frescas.

Veja a Seguir os  Benefícios da Erva Cidreira:

● Promove o bem-estar e a tranquilidade

A erva cidreira se destaca pela ação calmante e sedativa, ajuda a diminuir problemas de insônia, ansiedade e reduz o estresse.

● Alivia as dores de cabeça

Alguns estudos apontam que a erva cidreira ajudaria a reduzir a pressão arterial porque proporciona uma vasodilatação leve dos vasos sanguíneos periféricos fazendo com que as dores de cabeça diminuam.

Garante um sono tranquilo

Uma boa xícara de chá vai garantir uma noite tranquila e relaxante, ela auxilia no tratamento do nervosismo, agitação e distúrbios do sono e melhora a qualidade do seu sono.

● Ajuda na digestão

Ela trata os problemas digestivos como arrotos, gases, vômitos, facilita a digestão, algumas pessoas ao ficarem nervosas ficam com dor de estômago, a erva cidreira ajuda a aliviar essas dores da indigestão associada à tensão nervosa. O efeito sedativo e ansiolítico da erva cidreira pode auxiliar, amenizando sintomas gástricos e facilitando a digestão.

erva cidreira

● Combate o colesterol ruim

Algumas pesquisas mostram que sua ação antioxidante ajudaria a diminuir os níveis do colesterol ruim, LDL prevenindo as doenças cardiovasculares.

Alivia as cólicas menstruais e intestinais

A erva cidreira possui ação antiespasmódica o que faz com que as cólicas diminuam muito nesse período, para as cólicas intestinais ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

Alivia as dores do reumatismo

Ela é eficaz no alívio da dor e desconforto causado pelo reumatismo. Pode ser aplicada em compressas no local diariamente, ajudando a aliviar as dores e outros sofrimentos dolorosos.

● Fortalece o sistema imunológico

Ela restaura os sistemas vitais que são responsáveis pelas defesas do corpo, incluindo a digestão, respiração, excreção e sistema nervoso. Melhora a absorção de nutrientes e reforça o mecanismo de defesa imune do corpo.

Alivia a dor de dente e gengivas

Fazer bochechos com o chá quente de erva doce ajuda e muito a aliviar as dores de dente e ajudam a diminuir as inflamações da gengiva.

erva cidreira

Alivia a tosse

A erva-cidreira é expectorante e pode ser usada como remédio caseiro para acalmar, combater a tosse e o catarro, tomar o chá quente com gotas de limão e uma colher de mel antes de dormir fará com que a tosse diminua e o catarro se solte, limpando as vias e curando gripes e resfriados.

Não é só em forma de chá que você pode consumir a erva cidreira, a seguir algumas receitas deliciosas e fáceis para você se deliciar:

◎ Chá de erva cidreira

A melhor maneira de consumir a erva cidreira é sob a forma de chá em infusão. Utilize entre 1 e 4 gramas de folhas da planta preferencialmente fresca para cerca de 150 ml de água. Ferva a água, depois a coloque sobre as folhas em um recipiente e deixe abafando entre cinco e dez minutos. Coe e aguarde. Tome o chá morno, entre 10 e 15 minutos após o preparo, preferencialmente sem adoçá-lo.

◎ Suco de laranja com erva-cidreira

Ingredientes:

  • Suco de quatro laranjas maduras
  • Um ramo de erva-cidreira
  • 500 ml de água
  • Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, bata por aproximadamente 2 minutos. Coe e sirva com pedras de gelo a sua vontade.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.