Dicas Para Quem Trabalha Muito Tempo Sentado

A coluna vertebral é a grande responsável pela movimentação e pela sustentação do corpo humano. Poucas pessoas têm a consciência corporal necessária para manter a postura correta e proteger a coluna. Dores nas costas são muito comuns em todo o [...]

A coluna vertebral é a grande responsável pela movimentação e pela sustentação do corpo humano. Poucas pessoas têm a consciência corporal necessária para manter a postura correta e proteger a coluna. Dores nas costas são muito comuns em todo o mundo e praticamente ao menos uma vez na vida sentiremos este incômodo.

Apesar de delicada, a coluna vertebral é também bastante resistente, no entanto, com o desgaste do passar dos anos ela pode começar a dar problemas, por isso é preciso tomar muito cuidado com esta parte do corpo. Cuidados básicos no dia a dia podem ajudar a manter a coluna saudável, sendo sentar-se corretamente um dos mais básicos para tanto.

Entenda as dores

As dores na coluna podem ser decorrência de uma série de fatores. Noites mal dormidas, por exemplo, é um deles, assim como realizar esforços demasiados ou sentar-se incorretamente. Na grande maioria das vezes, a dor na coluna é passageira, entretanto, quando esta torna-se constante ou repetitiva é indicado procurar por ajuda médica.

As dores podem ser lombar, dorsal ou cervical. A dor lombar é uma das mais comuns e atinge cerca de 80% da população adulta mundial com menos de 45 anos de idade. Ela também é conhecida como lombalgia e atinge a coluna lombar. Já dor dorsal é menos comum e acomete a parte torácica posterior, ou seja, a região das costas. Por fim, a dor cervical é caracterizada por rigidez na região que fica entre a cabeça e o tronco, podendo ter diversas causas. É uma dor que afeta mais os idosos, profissionais que realizam tarefas repetitivas braçais ou que tenham vícios posturais.

Dicas Para Quem Trabalha Muito Tempo Sentado

Por que dói?

Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento de dores na coluna, por isso é fundamental ter atenção à postura quando sentado, de forma a evitar este tipo de problema. Além do sentar incorreto, o excesso de peso pode provocar dor nas costas, assim como o sedentarismo.

Pessoas que fumam ficam mais predispostas a desenvolver o problema, visto que o cigarro prejudica a circulação sanguínea e compromete a irrigação dos discos vertebrais. Carregar muito peso de uma só vez e a idade avançada são outros fatores que comumente favorecem a dor nas costas. Reeducação postural e consciência postural são medidas essenciais para reduzir a dor nas costas, assim como para evitar problemas no futuro.

Dicas Para Quem Trabalha Muito Tempo Sentado

Dicas para quem trabalha muito tempo sentado

  • Acima de tudo, escolha bem a sua cadeira. Opte por modelos ergonômicos, com descanso para os braços e regulagem do assento e do encosto. Não vale a pena economizar nesta hora, pois outros gastos surgirão no futuro de forma a corrigir os danos para a saúde.
  • Procure permanecer sempre com os pés no chão. O ideal é as pernas formarem um ângulo de 90 graus com a cadeira quando estiver sentado, pois, com isto, evita-se a estagnação da corrente sanguínea e o surgimento de varizes.
  • Evite ficar curvado para frente ou com o peito estufado, pois pode causar tanto cifose quanto lordose. Respeitar a curvatura natural das costas é fundamental. Mantenha sempre o pescoço reto, se possível, estabeleça um ângulo de 90 graus entre o queixo e o pescoço. Caso trabalhe com computador, a tela deve ficar um pouco abaixo da projeção dos olhos.
  • Durante o dia, procure fazer pequenas pausas, sendo que, recomenda-se a cada 50 minutos dar uma levantada e descansar cerca de 10 minutos. Caminhe neste intervalo, beba água, estique as pernas e faça alongamentos. Por fim, procure manter os braços, cotovelos e antebraços nivelados com a altura da mesa, o que evita a tensão muscular na região dos ombros e dos punhos.

As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas.

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