Dicas Para Cuidar De Uma Pessoa Deprimida

A depressão é uma das doenças mais recorrentes do século XXI, afetando homens e mulheres de todas as idades. Quem sofre de depressão parece ter estagnado, não encontra forças para enfrentar o cotidiano e chega a pensar que a vida não tem nenhum significado.

Dicas Para Cuidar De Uma Pessoa Deprimida

1.Compreender a doença

Ler muito sobre o assunto, acompanhar a pessoa deprimida ao médico, participar em comunidades reais ou virtuais são as principais formas de compreender a depressão e saber dar resposta às angústias e necessidades da pessoa deprimida. Não saber o que é uma depressão e de que forma se manifesta, dificulta a compreensão dos comportamentos da pessoa deprimida.

2. Apoio emocional

A depressão não é uma doença que passa de um momento para o outro, ou seja, demora tempo a passar – meses e, em alguns casos, até anos. Durante esse tempo, aquilo que a pessoa deprimida mais necessita – além do acompanhamento médico – é o apoio emocional de quem a rodeia. Compreensão, paciência e carinho são os fatores chaves para quem cuida de uma pessoa deprimida.

3. Saber distinguir a pessoa da doença

Evite tentar convencer a pessoa deprimida que aquilo que ela sente não é real e que ela pode simplesmente “animar-se” para que isso passe. Em vez de dar conselhos e sugestões, mantenha-se neutro, ouça e ofereça-se para ajudar naquilo que for preciso.

4. Delinear um plano

Cuidados básicos que podem melhorar a qualidade de vida de uma pessoa deprimida é a ingestão adequada dos medicamentos, fazer uma dieta alimentar saudável, dormir o suficiente, praticar exercício físico, participar de uma terapia individual ou de grupo e ter algum tipo de agenda social.

Dicas Para Cuidar De Uma Pessoa Deprimida

5. Tempo de qualidade juntos

É crucial que a depressão não domine a vida da pessoa deprimida e nem a vida daquelas pessoas que diariamente convivem com o doente. Quais são as coisas que normalmente fazem juntos? Façam-nas! Quanto mais vezes, melhor. A diversão é um dos melhores remédios para a depressão.

6. Tarefas diárias

Para uma pessoa deprimida, até os gestos e rotinas mais mundanas do dia a dia se tornam um enorme suplício – tudo custa, tudo é demais, tudo é fonte de estresse e não tem ânimo de fazer nada. Uma das formas mais simples de apoiar uma pessoa deprimida é ajudá-la com as suas pequenas tarefas diárias: pode ser algo tão simples como ir buscar as crianças na escola, ajudá-lo a fazer o jantar, na limpeza da casa ou fazer as compras de supermercado.

7. Sair de casa

Uma pessoa deprimida tem uma enorme tendência para se desligar do mundo e fechar-se em casa, o que só dificulta ainda mais a situação. Quanto mais tempo a pessoa deprimida se isolar, mais difícil será ela voltar ao “mundo real”.

8. Cuidar de si

Quem cuida de uma pessoa que está doente, também precisa se cuidar, caso contrário pode facilmente ficar fisicamente exausto, emocionalmente desgastado e com elevados índices de ansiedade e estresse. É crucial que quem cuida de uma pessoa deprimida não concentre cada minuto do seu dia nessa pessoa, no seu estado e nos seus problemas – é necessário que continue a ter a sua vida normal, sem abandonar os seus momentos de lazer, sem sentimentos de culpa.

Se você tem algum amigo que está passando por esta situação, compartilhe com ele essas dicas!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.