Dicas Importantes Para Aliviar Sintomas de Alergias

Quem sofre com alergias sabe que o tempo frio ou as mudanças bruscas de temperatura são um prelúdio para sintomas como tosse seca, olhos e nariz irritados, dificuldade de respiração e espirros. Muitos brasileiros possuem algum tipo de alergia sendo que rinite, bronquite e asma são predominantes nas estações mais frias.

Veja algumas dicas para amenizar os sintomas:

– Evite produtos com odores fortes:

Produtos com odores muito acentuados, como perfumes, cremes e produtos de limpeza não são necessariamente as causas de uma alergia, mas podem causar irritações a agravar os sintomas.

– Turbine a dieta com quercertina

É um antioxidante capaz de diminuir a produção de histamina no corpo. Está presente principalmente na maçã, na cebola e no brócolis.

– Limpeza nasal

Essa é uma das formas indicadas pelos médicos para evitar irritações causadas principalmente pela rinite alérgica. Tudo o que a gente respira fica grudado na mucosa do nariz, e quando você faz a limpeza, retira esses corpos estranhos e diminui também as crostas de secreção nasal que a rinite produz, facilitando inclusive a respiração.

– Aumentar a umidade do ar

Quando a umidade do ar está entre 20 e 30%, surge o estado de atenção; entre 12 e 20%, estado de alerta e abaixo de 12%, surge o estado de emergência. Esse cenário deixa as vias aéreas ressecadas, comprometendo a secreção líquida que funciona como proteção natural do nariz. Com isso, as vias nasais ficam livres para a entrada de vírus, bactérias e agentes alergênicos. Dica: Umidificadores, bacias de água, toalhas e panos molhados e até mesmo plantas cultivadas no quarto podem ajudar a equilibrar os níveis de umidade durante as estações mais secas.

– Lavar os olhos com soro fisiológico

Um dos sintomas de alergia é a irritação nos olhos, que podem coçar e lacrimejar. Pessoas que sofrem desse problema com mais frequência podem roubar a dica do nariz e fazer uma lavagem diária dos olhos com soro fisiológico.

– Use tecidos naturais

Já notou como a poeira parece sempre ficar grudada na tela da TV? Isso se dá porque o aparelho acumula uma carga elétrica que atrai as pequenas partículas que flutuam pelo ar. E com as roupas de materiais sintéticos a lógica não é muito diferente. Dica: o melhor é optar por tecidos naturais, como cotton e algodão, principalmente quando o tempo está mais seco.

alergia

– Mantenha-se hidratado

A mucosa tanto do pulmão quanto da via aérea superior funciona melhor quando você está hidratado.

– Ômega 3

A ingestão de ômega 3 inibirá a produção de prostaglandinas, uma substância broncoconstritora associada a alergias respiratórias Boas fontes de ômega 3 são oleaginosas, como nozes e castanhas, e peixes de água fria, como salmão, arenque, atum e sardinha.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.