Dicas Do Dia a Dia Para Evitar Excesso De Peso

Caracterizado como ter o peso corporal acima do ideal, o excesso de peso é um problema cada vez mais constante nos dias de hoje. O sedentarismo e a grande oferta de alimentos, especialmente, alimentos...

Caracterizado como ter o peso corporal acima do ideal, o excesso de peso é um problema cada vez mais constante nos dias de hoje. O sedentarismo e a grande oferta de alimentos, especialmente, alimentos com altos índices de gorduras são alguns dos principais fatores que levam à proliferação da condição.

O dia a dia corrido faz com que não reservemos tempo para cozinhar ou nos preocuparmos com o uma dieta adequada, composta de alimentos ricos em nutrientes e fibras. Além disto, muitas vezes esquecemos ou ficamos impossibilitados de comer algo de 3 e 3 horas, conforme é indicado pelos nutricionistas.

São diversos os fatores, na realidade, que têm tornado o sobrepeso algo cada vez mais comum, principalmente, entre crianças e adolescentes. Os jovens têm passado muito tempo sentados em frente a computadores e videogames, ao invés de praticarem atividades corporais. Somado a isto, os hábitos alimentares, geralmente criados pela mídia como a televisão e a internet, são errados e o cardápio diário é normalmente composto por fast-foods e alimentos ricos em gordura.

O cuidado com o sobrepeso é importante não devido a motivos estéticos, mas sim de saúde. Isto porque, pessoas acima do peso ficam mais vulneráveis a desenvolver problemas circulatórios, cardiovasculares e de articulação, por exemplo. Portanto, ter atenção a esta condição é de extrema importância na atualidade, sendo que simples mudanças no dia a dia podem ajudar a combater o excesso de peso.

Causas do excesso de peso

Dentre as causas mais comuns do excesso de peso podemos destacar, por exemplo, o sedentarismo e os hábitos alimentares. Predisposição genética, sem dúvidas, é também um fator que influencia muito para o excesso de peso, no entanto, geralmente são os hábitos de vida da pessoa que fazem diferença.

Estresse, ansiedade, insônia, metabolismo lento, menopausa e síndrome dos ovários policísticos são outros fatores que podem deixar certos indivíduos mais predispostos do que outros a tanto. O uso de alguns medicamentos também pode influenciar, assim como problemas hormonais e psicológicos.

Evitar Excesso De Peso

Dicas do dia-a-dia para evitar o excesso de peso

  • Evitar o excesso de peso é fundamental, de forma a deixar o organismo protegido de uma série de complicações. Simples mudanças no dia a dia podem fazer diferença. Confira abaixo 13 dicas para evitar o excesso de peso:
  • Mexa-se. Caminhe, ande de bicicleta, corra ou pratique algum esporte. O importante é colocar o corpo em movimento;
  • Evite frituras e doces;
  • Confira a tabela nutricional dos alimentos. Muitas vezes ingerimos enormes quantidades de gordura sem saber. Ficar de olho na tabela nutricional do alimentos é fundamental, principalmente na quantidade de gordura;
  • Beba muita água;
  • Evite bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja;
  • Prefira a escada ao elevador;
  • Coma de 3 em 3 horas algo saudável, como uma fruta;
  • Corte os alimentos prontos congelados da dieta;
  • Coma fibras. Alimentos ricos em fibras dão uma sensação prolongada de saciedade, fazendo com que pensemos menos em comida. Além disto, eles ajudam a evitar a prisão de ventre e o inchaço característico desta condição;
  • Diga não aos refrigerantes;
  • Caminhe até o trabalho, vá de bike ou de metrô, para movimentar o corpo;
  • Coma bastante no café da manhã;
  • Ocupe a mente e deixe de pensar tanto em comida.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.