Dicas de Como Fazer Seu Cabelo Crescer Mais

O verdadeiro segredo para cabelos fortes e brilhantes não está no shampoo ou em tratamentos feitos em salões de beleza. Está na nossa dieta. Assim como a pele, a vitalidade dos cabelos é um sinal externo da saúde no interior do nosso corpo.

Os homens são mais propensos a perder os cabelos devido à calvície de padrão masculino, mas a queda de cabelo também é comum entre as mulheres. As razões podem variar de uma simples e temporária deficiência de vitaminas a uma condição de saúde mais complexa.

cabelo comprido

Como é composto o cabelo?

O cabelo é composto principalmente por uma proteína chamada queratina, que também forma as unhas e a camada protetora externa da pele. Cada cabelo é formado por três camadas:

  • A cutícula: Camada exterior, fina e incolor que atua como a camada de proteção do fio;
  • O córtex: Camada mediana onde está depositada a melanina, responsável pela cor do cabelo. É esta camada que determina o formato dos fios;
  • A medula: Camada mais interna, nem sempre presente em todos os fios, ela é responsável pela distribuição de nutrientes em alguns fios e se forma ainda na fase de germinação destes.

Identifique seus sintomas e descubra o que você deve incluir na alimentação diária para suas madeixas crescerem mais rápido:

1)Fios crescem muito devagar!

Deficiência:

Manganês, ácido graxo e ômega 6.

Alimentos que suprem a deficiência:

Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão-de-soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura.

2)Cabelos secos e quebradiços!

Deficiência:

Ácido linoléico, iodo, vitamina A, vitamina C, proteínas, cobre, zinco.

Alimentos que suprem a deficiência:

Óleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, queijos, leite integral, manteiga, gema de ovo, cebola, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim, ervilha, trigo integral, frango, frutos do mar, carnes magras, peixes variados, fígado, frutas cítricas e hortaliças cruas.

3)Queda da raiz (fio tem uma bolinha branca na ponta)!

Deficiência:

Cálcio, ácido pantotênico, biotina, zinco, proteínas, selênio.

Alimentos que suprem a deficiência:

Gema de ovo, cereais integrais, germe de trigo, castanha-do-pará, leite e derivados, verduras (como couve, espinafre e brócolis), ervilha, tomate, milho, carne magra, fígado, frango, ostra e peixes variados.

4)Fios finos, sem brilho e sem vida!

Deficiência:

Cobre, zinco e proteínas.

Alimentos que suprem a deficiência:

Carnes magras, fígado, peixes variados, frango, ovo, trigo integral, levedura de cerveja, germe de trigo, castanha-do-pará, amendoim e ervilha.

– Tratamentos naturais que fazem o cabelo crescer:

cabelo

1. Aplicar máscara de crescimento

Faça a sua própria máscara de cabelo para um tratamento profundo e nutritivo. Bata uma gema de ovo e misture com meio abacate amassado e uma colher de mel. Massageie a mistura no cabelo limpo ainda úmido e deixe agir por 30 minutos antes de enxaguar completamente.

A máscara deve ser aplicada a cada duas semanas.

2. Tomar sol ou suplemento de Vitamina D

Vários estudos mostram que a vitamina D pode ajudar a ativar o crescimento do cabelo. Embora poucos alimentos contenham naturalmente esta vitamina, basta tomar sol por alguns minutos por dia para ajudar o corpo a produzir mais vitamina D.

Caso haja restrição em relação ao sol devido aos raios ultravioleta, o melhor é suplementar a vitamina D de acordo com o indicado por um nutricionista.

3. Impulsionar a circulação do couro cabeludo com óleo essencial de alecrim

O óleo essencial de alecrim tem sido tradicionalmente usado para aumentar a circulação do couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo. Adicione algumas gotas do óleo ao shampoo ou, se possível, massageie o couro cabeludo regularmente com algumas gotas de óleo de alecrim ou de coco.

4. Usar chá de folhas de goiabeira

Segundo os especialistas, as folhas da goiabeira podem evitar a queda de cabelo quando usadas regularmente.

Para fazer o chá, ferva um punhado de folhas de goiabeira em 1 litro de água de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar em temperatura ambiente, coe e aplique suavemente nos cabelos desde a raiz até a ponta. Massageie ligeiramente o couro cabeludo para fortalecer as raízes do cabelo.

O uso do chá ajuda imensamente no controle da queda de cabelo porque fortalece também os folículos, aumentando a sua vida reprodutiva.

**Queda de cabelo pode estar relacionada à alimentação. Para ter certeza, consulte um dermatologista

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.