Dicas De Alimentação Saudável Para Os Idosos

Nesta fase da vida, o corpo tem um certo número de alterações, tais como a perda de massa muscular, diminuição da densidade óssea e redução da mobilidade das articulações, que provocam movimentos ...

Nesta fase da vida, o corpo tem um certo número de alterações, tais como a perda de massa muscular, diminuição da densidade óssea e redução da mobilidade das articulações, que provocam movimentos lentos e desajeitados. O processo de envelhecimento também tem implicações para a capacidade de alimentar-se e obter os nutrientes necessários porque afeta o sistema digestivo, dentes, a produção de saliva, as secreções do estômago diminuem… o que retarda a digestão e a absorção vitaminas. A dificuldade de mastigação e deglutição, relacionadas à cárie dentária e diminuição da produção de saliva, causa gases e constipação.

Qualquer intervenção nutricional deve ser adaptada à situação e deve ser avaliada periodicamente para que não haja intolerância.

Veja  dicas para cuidar da alimentação dos idosos.

Dicas De Alimentação Saudável Para Os Idosos

1 – Faça uma escolha certa de alimentos no mercado. Também é importante cuidar de seu manuseio e armazenamento em casa.

2 – Garanta o consumo de energia (calorias) adequado, para manter o peso correto e a necessidade recomendada diária de nutrientes. As dietas muito restritas em calorias podem não cobrir todos os requisitos.

3 – Faça cinco refeições diárias e nunca sem café da manhã. Se houver perda de apetite é recomendado seis refeições, ingerindo menores quantidades em cada refeição.

4 – Coma com moderação e inclua uma variedade de alimentos em cada refeição.

5 – Comer frutas e legumes todos os dias.

6 – Consumir lácteos com baixo teor de gordura todos os dias.

7 – Comer carne vermelha e branca. Antes de cozinhar você tem que remover a gordura visível.

8 – Evite fritos e refogados. Tenha um consumo moderado de açúcar e sal.

9 – Monitorar a ingestão de líquidos. Com o envelhecimento há mudanças no equilíbrio hidro-eletrolítico e o conteúdo de água corporal tende a diminuir. Tome bastante água potável durante todo o dia, especialmente no tempo quente.

10 – Cuide dos dentes e da higiene oral. Pare de fumar, nunca é tarde para abandonar este mau hábito.

11 – É aconselhável não abusar do consumo de café, bebidas estimulantes e alcoólicas.

12 – Aumente o consumo de alimentos que contenham fibras (legumes, vegetais, etc.) e alimentos integrais.

Mais informações

Na velhice, a probabilidade de doenças também aumenta, como hipertensão ou diabetes, doenças intimamente relacionadas com a alimentação, de modo que uma dieta adequada pode ajudar a impedir o aparecimento ou agravamento de certas doenças.

 

 

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