Como se Proteger no Salão de Beleza Contra a Hepatite

A hepatite é um grave problema de saúde pública no Brasil e é caracterizada pela inflamação do figado. É uma doença dividida em três tipos mais comuns: A, B e C. Podem ser causadas por consumo de álcool, remédios muito fortes, doenças autoimunes e genéticas ou por vírus e é por esse tipo de contaminação que o risco de hepatite cresce tanto entre as profissionais de beleza.

A melhor forma de evitar a infecção pelo vírus da hepatite é garantir que o salão tem a higiene adequada, desinfectando todo o material antes de utilizar nos clientes. Assim, é recomendado que se pergunte no salão como é feita a limpeza dos objetos da manicure e se observe se algum dos materiais é utilizado em mais do que uma pessoa antes de ser esterilizado.

Caso não se consiga obter as informações anteriores ou não se confie na segurança higiênica do local, o melhor é utilizar um kit de manicure próprio que se traz na bolsa para o salão. Dessa forma é possível saber que o material apenas está sendo utilizado em uma pessoa, evitando o risco de contágio.

Muitas pessoas infectadas pelo vírus da hepatite não apresentam sintomas porém correm o risco de desenvolver doenças graves no fígado, como cirrose ou câncer primário do fígado, que colocam em risco a vida.

manicure-cuidados-hepatite

Dicas para o cliente:

Use e exija materiais descartáveis como luvas, lixas, alicate, espátula, protetores de plástico para cubas e bacias;

Leve sua própria toalhinha e, de preferência, seu próprio material;

Certifique-se de que o local onde você faz as unhas segue as normas de higiene e possui licença sanitária.

Dicas para as manicures:

Lave as mãos por, no mínimo, 40 segundos antes e depois de atender cada cliente;

Use luvas descartáveis. Troque-as após cada procedimento;

Esterilize seus instrumentos em autoclaves, pois só assim o vírus é eliminado. Preste atenção na temperatura e no tempo indicados pelo fornecedor do aparelho;

Exija a vacina contra a hepatite B. Você tem direito de se imunizar contra a doença, basta ir a um posto de saúde. Mas atenção: somente após as três doses recomendadas da vacina você estará imunizada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.