Como Melhorar Sua Digestão de Maneira Natural

Muitos problemas de saúde podem ser rastreados até o sistema digestivo, e podem ser causados por abuso de antibióticos, estresse, consumo excessivo de álcool, infecções, e assim por diante. A maioria das pessoas nem sequer sabe ...

Muitos problemas de saúde podem ser rastreados até o sistema digestivo, e podem ser causados por abuso de antibióticos, estresse, consumo excessivo de álcool, infecções, e assim por diante. A maioria das pessoas nem sequer sabe que seu sistema digestivo não está funcionando bem.

Evite alimentos que irritam o estômago

Algumas pessoas são alérgicas ou intolerantes a certos tipos de alimentos, como leite, glúten, milho, soja, nozes, ovos etc. Prestar atenção em como você se sente depois de comer estes tipos de alimentos irá ajudá-lo no futuro. 

Consuma mais alimentos fermentados e probióticos

Alguns tipos de bactérias benéficas são responsáveis pela maior parte dos processos digestivos em suas no seu corpo. Se o delicado equilíbrio de seu ecossistema é quebrado, elas podem diminuir em número, levando a problemas digestivos. Para fortalecer suas bactérias digestivas, adicione alimentos probióticos à sua dieta, tais como iogurte, ervilhas, chocolate amargo, pepinos em conserva e repolho em conserva.

Mastigue mais

Muitos de nós nos esquecemos da importância de mastigar corretamente no processo de digestão. 

Como Melhorar Sua Digestão de Maneira Natural

Comece cada refeição com algo amargo

Mesmo se você estiver com fome, seu estômago pode ainda não estar pronto para digerir os alimentos. O alimento amargo ajuda a dar o sinal para o seu corpo de que é hora de produzir os ácidos do estômago, o que ajudará na digestão do resto da comida. Rúcula ou vinagre de maçã são ótimas opções.

Beba chá de gengibre ou camomila

Além de suas propriedades calmantes, o chá de camomila também ajuda no processo digestivo e pode combater náuseas, dores de estômago e cólicas estomacais. Beba uma xícara por dia e você vai sentir a mudança. Se você não gosta de camomila, faça uma infusão com gengibre – mas não se esqueça de usar a raiz fresca.

Ajude o seu fígado

Uma das principais funções do fígado é a produção da bile, ou suco biliar, que ajuda a quebrar as gorduras em um processo de absorção de vitaminas A, D, E e K. Quantidades insuficientes de bile podem levar a um sistema digestivo que tem mais dificuldade em trabalhar, o que, por sua vez, provoca letargia, especialmente depois de comer alimentos gordurosos. Para dar um suporte ao seu fígado, coma mais beterraba, alcachofra e proteínas.

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Tome um café da manhã saudável

Ele não é chamado de “refeição mais importante do dia” por nada. Um bom café da manhã inicia o seu metabolismo e o ajuda a funcionar bem durante todo o dia. Mesmo se não estiver com fome, lembre-se da importância dessa refeição e consuma pelo menos um iogurte, para multiplicar seus benefícios.

Beba água, mas não durante as refeições

É importante beber pelo menos 8 copos de água por dia para manter a digestão funcionando perfeitamente, mas os nutricionistas não recomendam beber durante a refeição. Alguns alimentos nos dão sede e, nestes casos, você deve tomar pequenos goles em vez de grandes. 

Evite comer quando está estressado ou se movimentando

Comer quando está estressado ou andando é uma causa comum de indigestão. Quando você come com calma, seu corpo ativa o sistema parassimpático, do qual a digestão faz parte. Em momentos de estresse ou durante atividades físicas, o corpo utiliza o sistema simpático, tirando energia dos processos digestivos. É por isso que algumas pessoas sentem náuseas durante períodos de estresse ou após o exercício físico.

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