Como Higienizar Frutas, Legumes e Verduras Corretamente

Quando encontramos frutas, legume e verduras nos mercados ou feiras, devemos lembrar que sua higienização é superficial, apenas para agradar os olhos, porém não a boca! Para garantir que sua família esteja consumindo alimentos seguramente não contaminados, a higienização correta dessas frutas e verduras é essencial. Uma dica importante para fazer em casa é lavar esses alimentos antes de guardá-los, quer seja na fruteira ou na geladeira. Assim você conseguirá manter sua geladeira sempre limpa, e além disso, estará eliminando todos os agrotóxicos que esses alimentos carregam com os resquícios de adubos não orgânicos.

PARA HIGIENIZAR VERDURAS:

  • Fazer a retirada das folhas estragadas;
  • Lavar em água corrente, folha por folha, removendo com as mãos as sujidades visíveis;
  • Em seguida coloque as folhas em uma vasilha com a seguinte solução: para 1 (um) litro de água acrescente 1 (uma) colher de sopa de água sanitária (ou use hipoclorito de sódio entre 2 e 2,5% de cloro ativo, siga as instruções da embalagem), as folhas tem que ficar totalmente imersa;
  • Deixe nesta solução por 20 minutos;
  • Enxague abundantemente em água corrente tratada.

PARA HIGIENIZAR LEGUMES:

Siga o mesmo procedimento que você fez com as verduras, tomando o cuidado de esfregar bem os que vão ser ingeridos com a casca:

  • Use bucha própria para lavar os legumes;
  • Coloque numa solução de água sanitária igual a das verduras, deixe pelo mesmo período de tempo;
  • Faça o enxague abundante em água corrente e tratada.

PARA HIGIENIZAR FRUTAS:

Para as frutas que vão ser ingeridas com casca:

  • Lave em água corrente tratada;
  • Use esponja (esfregue bem);
  • Deixe também na solução de água clorada pelo mesmo período;
  •  Enxaguando abundantemente também em água tratada.

Observação: Esta regra vale também para as frutas que vão ser consumidas sem casca, pois no momento do corte, se não fizermos o procedimento de limpeza e desinfecção, estaremos através da lâmina da faca, contaminando de fora para dentro.

Vale lembrar que a melhor coisa é se possível dar preferência aos orgânicos que não utilizam agrotóxicos, atentando que é necessário fazer a limpeza e desinfecção correta, pois o plantio é feito na terra e por isto não estão livres das bactérias.

Existem ainda os hidropônicos, que são cultivados em estufas e não possuem agrotóxicos, estes pela legislação só necessitam de limpeza, mas eu particularmente, não cofio, acho melhor fazer a desinfecção, seguro morreu de velho.

Hoje virou febre os produtos já limpos, cortados e embalados, expostos nas gôndolas dos supermercados, uma maravilha para o mundo moderno, mas inspecione bem, é isto mesmo, inspecione soou como fiscalização? É isto que devemos fazer inspecionar, o melhor fiscal é o consumidor, verifique procedência, desinfecção, acondicionamento.

* Observação importante: Na hora de escolher a água sanitária, é importante conferir se ela tem registro no Ministério da Saúde. Não compre produtos com perfume e nem outras soluções de limpeza para a roupa:

Prevenir é sempre melhor, que remediar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.