Como Fumar Influencia Na Aparência

O fumo do tabaco é extremamente prejudicial para a saúde das vias respiratórias, mas pode afetar negativamente o organismo na sua totalidade. Por este motivo, também o aspeto do fumador se pode ir alterando com...

O fumo do tabaco é extremamente prejudicial para a saúde das vias respiratórias, mas pode afetar negativamente o organismo na sua totalidade. Por este motivo, também o aspeto do fumador se pode ir alterando com o decorrer dos anos, sendo muitas vezes possível distingui-lo de um não fumador com base apenas na sua aparência.

Os efeitos podem manifestar-se sobretudo na pele, mas também nos cabelos e dentes, e em parte são reversíveis após a cessação tabágica.

➦ Olheiras

É quatro vezes mais provável apresentar olheiras e inchaço das pálpebras se for fumador. Isto acontece possivelmente devido à falta de ingestão de nicotina durante a noite.

➦ Hiperpigmentação

Ao longo dos anos, a exposição solar pode estimular a produção descontrolada de melanina, que é a causa do aparecimento das manchas de pigmentação observadas no decorrer da idade. No entanto, sabe-se que o fumo do tabaco acelera significativamente este processo.

➦ Pele envelhecida

O tabaco contém uma panóplia de compostos que afetam o aspeto da pele, tornando-a menos luminosa, e por outro lado mais seca e de aspeto amarelado. Isto acontece também porque antioxidantes que escudam a pele dos radicais livres, como a vitamina C, são mais degradados e perdem assim a sua capacidade protetora.

➦ Dedos amarelados

Os dedos e unhas da mão que mais utiliza para fumar podem ficar tingidos pelos vários componentes do fumo do tabaco.

➦ Atraso na cicatrização

A nicotina provoca constrição dos vasos sanguíneos que irrigam a pele, diminuindo a sua capacidade de oxigenação. Isto afeta significativamente a sua regeneração após a ocorrência de acne, feridas e outras lesões cutâneas.

Como Fumar Influencia Na Aparência

➦ Exacerbação da psoríase

Embora seja uma doença autoimune, cuja etiologia nada tem a ver com o tabaco, o número de crises pode aumentar drasticamente em fumadores. Este efeito é extensível a adultos ou crianças que convivam com o fumador, e por isso sejam fumadores passivos.

➦ Aparecimento de verrugas

Não é claro o mecanismo pelo qual acontece, mas perante uma infeção por HPV (papiloma vírus humano), que é relativamente frequente, os fumadores têm uma maior probabilidade de vir a desenvolver verrugas.

➦ Aparecimento de estrias

A perda de colagênio e elastina pode também comprometer a capacidade da pele retornar ao seu estado anterior após o emagrecimento ou a gravidez, o que resulta no aparecimento de estrias.

➦ Dentes

A coloração amarelada dos dentes é uma das características que permite identificar um fumador de longa data. Isto acontece porque a nicotina e outros compostos presentes no tabaco têm a capacidade de tingir os dentes. Por outro lado, o tabaco predispõe ao desenvolvimento das gengivites (inflamação das gengivas), que a longo prazo podem culminar na perda de dentes.

➦ Cabelo

Quer pelos efeitos do fumo, quer pelos efeitos sistêmicos, o cabelo pode ser também afetado, tornando-se mais fraco, e por isso fino, quebradiço e baço. Nos homens, que ao longo do tempo acabam por sofrer de calvície, esta perda de cabelo.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!


Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.