Como Devemos Organizar Corretamente Os Alimentos Na Geladeira

Além de comer bem e seguir bons hábitos de vida, as orientações de uma boa alimentação requerem uma atenção especial para os cuidados com tudo aquilo que vamos ingerir no dia a dia. Ou seja, desde o manuseamento dos ...

Além de comer bem e seguir bons hábitos de vida, as orientações de uma boa alimentação requerem uma atenção especial para os cuidados com tudo aquilo que vamos ingerir no dia a dia. Ou seja, desde o manuseamento dos alimentos e a higiene dos produtos, a organização da geladeira, por exemplo, também refletirá no aproveitamento integral dos ingredientes e, claro, a sua sobrevida nutricional para a nossa saúde. Por isso, veja um pequeno manual básico de como realizar uma conservação segura sob refrigeração.

Para garantir a conservação dos alimentos, a organização da geladeira é fundamental:

  • A separação dos grupos alimentares;
  • O espaço para que os produtos não se misturem;
  • E a atenção com a validade são de extrema importância em todo o processo alimentar.

Confira, abaixo, algumas dicas importantes!

Manual para organizar a sua geladeira

1 – Separe os alimentos: Não misture frutas, vegetais, e carnes na mesma prateleira ou gaveta. “Cada alimento tem seus microrganismos próprios, o contato de diferentes tipos de alimentos pode levar a contaminação e com isso a deterioração deles.

2 – Cuide com cuidado das sobras: Guarde os restos até 4 dias em recipientes de vidro transparente de forma que você veja ao abrir a geladeira. Ver o que está sobrando ajuda você a comê-las mais rápido!

3 – Atenção aos perecíveis: Não coloque o leite, ovos ou outros alimentos que estragam rápido na porta de sua geladeira. Na porta a temperatura varia mais. Prefira deixá-los na prateleira do meio.

4 – Não recongele os alimentos: Uma vez descongelado mantenha na temperatura de refrigeração. O processo de descongelamento altera a carga microbiana e com isso no segundo congelamento o alimento estará com mais microrganismos que na primeira vez e quando for usado haverá maior risco de doenças transmitidas por alimentos ou mais rápida deterioração.

Como Devemos Organizar Corretamente Os Alimentos Na Geladeira

5 – Não deixe a geladeira muito cheia: O ar precisa circular pelos alimentos para mantê-los frescos. Quando muito cheia ela cria pontos quentes que podem acelerar a deterioração dos alimentos.

6 – Consuma consciente: Compre apenas o que esta precisando, use as sobras, invente receitas! Passe para a parte superior e mais na frente o que esta mais velho para lembrar de consumir.

Vamos ser práticos! Tente manter a seguinte ordem:

1 – Os hortifrútis na gaveta inferior.

2 – As carne cruas e frutos do mar (sempre bem embalados) na prateleira de baixo para evitar respingos contaminando outros alimentos.

3 – Os mais frágeis na prateleira do meio onde a temperatura é mais estável.

4 – Os de consumo imediato, de maior uso e sobras na prateleira de cima, de fácil visualização e que permitam retirada rápida para não perder tempo com a geladeira aberta o que pode comprometer a segurança e qualidade dos outros alimentos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.