Como Aumentar a Imunidade do Corpo

A defesa sempre é o melhor ataque. Se você fica doente com muita facilidade, CUIDADO! As chances de sua imunidade estar baixa são grandes. Gripes frequentes, resfriados, infecções parasitárias recorrentes e pequenas infecções que se tornam mais sérias não é algo normal, são sintomas de um sistema imunológico fraco. Os sintomas mais graves podem ser febre, calafrios, náuseas, vômito, diarreia e cansaço. A alimentação desempenha papel muito importante na imunidade, pois as reações do sistema imunológico também necessitam de energia e de vários nutrientes para a formação de células e outras substâncias envolvidas no nosso sistema de defesa. O inverno é a estação do ano em que ficamos mais suscetível à infecções respiratórias. Esse é um bom motivo para aprendermos um pouco mais sobre os alimentos para fortalecer mais os soldados do seu sistema imunológico. Achar que ingerir uma laranja ou outra fruta cítrica irá fornecer a quantidade necessária de vitamina C para combater um resfriado é muita ingenuidade. Um sistema imunológico fortalecido e saudável precisa ser galgado durante todo o ano com base em uma alimentação equilibrada rica em vitaminas e minerais, além de um sono saudável e a prática de atividades físicas constantes. Os alimentos ricos em vitamina C, E, B6, A, D, ferro, ácido fólico, selênio e zinco são também os principais alimentos que aumentam a imunidade. Por isso devem ser prioritários na vida de qualquer indivíduo que quer espantar doenças. 

Acompanhe a lista abaixo dos melhores alimentos que aumentam a imunidade.

alimento 1

Gengibre

O gengibre é um dos alimentos que mais benefícios oferece para o organismo. Ele fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Estudos mostram também que o gengibre combate a congestão nasal, gripes, resfriados, febre e vírus em geral, e é capaz de aliviar dores na garganta. Ele ainda atua inibindo a proliferação de células associadas a vários tipos de câncer, sendo visto como uma arma poderosíssima na prevenção da doença.

Alho

Um dente de alho contém 5gm de cálcio, 12mg de potássio e mais de 100 compostos sulfúricos, que são os grandes responsáveis por aumentar a imunidade.Ele estimula a multiplicação de células que combatem as infecções e aumenta a produção de anticorpos, além de possuir antioxidantes que neutralizam os radicais livres na corrente sanguínea. A ação do alho é potencializada se ele for consumido cru, já que o calor do cozimento pode reduzir seus efeitos antibióticos.

Iogurte e leite fermentado

A imunidade está intimamente ligada ao sistema digestivo, e é aqui que entram o iogurte e o leite fermentado, principalmente devido aos probióticos que eles contêm. Probióticos são “bactérias do bem” que oferecem diversas vantagens para a digestão e o intestino. Eles ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhoram a absorção de nutrientes e previnem o crescimento e a multiplicação de “bactérias do mal”, que podem causar infecções e doenças. Eles também atuam mantendo uma camada mucosa no aparelho digestivo, tornando-o mais forte e capaz de prevenir invasões de agentes infecciosos. Por último, os probióticos ainda conseguem aumentar a concentração e atividade de algumas células do sistema imunológico.

Vegetais verdes

Cientistas descobriram que vegetais verdes são fundamentais para manter um trato intestinal saudável. Eles garantem o adequado funcionamento de um tipo de glóbulo branco localizado no intestino e na pele, crucial para manter os níveis de imunidade altos. Além disso, são carregados de antioxidantes que combatem os radicais livres e oferecem uma diversidade enorme de vitaminas, minerais e enzimas capazes de combater agentes patogênicos. Estes vegetais ainda possuem propriedades desintoxicantes, ajudando o organismo a neutralizar e eliminar toxinas, contribuindo para o seu fortalecimento e aumento da imunidade. Para obter os benefícios, aposte na couve, espinafre, brócolis, repolho, rúcula, alface e acelga.

Cogumelos

Os benefícios dos cogumelos para a imunidade foram descobertos recentemente, e eles vêm se consolidando como um verdadeiro remédio natural para vários males do corpo. Eles são capazes de fortalecer o sistema imunológico e possuem propriedades antibacterianas, antivirais, anti-inflamatórias e até antifúngicas. Ainda ajudam a normalizar a pressão sanguínea e os níveis de colesterol. Além disso, estudos mostram que alguns cogumelos podem até matar células cancerígenas e facilitar a regeneração dos nervos.Outras recomendações para aumentar a imunidade

Além da alimentação, aposte nestes hábitos simples para fortalecer ainda mais o sistema imunológico.

Outras recomendações para aumentar a imunidade

Reduza o estresse, já que quando estamos estressados, nossas glândulas produzem mais cortisol, alterando as reações do sistema imunológico e tornando o organismo mais suscetível a resfriados, gripes e outros vírus.

Pratique atividade física regularmente, já que ela ajuda a reduzir os níveis de tensão e estresse, e contribui para aumentar a imunidade.

Durma bem. Privar o organismo do mínimo de 8 horas de sono por dia diminui os níveis de imunidade e eleva substâncias químicas inflamatórias no corpo, que podem causar doenças

Evite fumar ou se expor à fumaça do cigarro, já que ela desencadeia inflamações e aumenta o risco de resfriados, bronquite, pneumonia e sinusite

A vitamina D é fundamental para manter o sistema imunológico funcionando bem, e sua deficiência está correlacionada com o aparecimento de várias doenças. Uma das melhores maneiras de obtê-la é se expor ao sol regularmente. Lembre-se que os períodos de exposição devem ser curtos e fora dos horários mais quentes do dia.

Deliciosa receita de Suco para aumentar a imunidade

Ingredientes

  • 1 beterraba
  • 1 maçã
  • 2 cenouras
  • Água

Modo de preparo: Corte a beterraba em rodelas e bata no liquidificador com um pouco de água. Misture bem e passe na peneira. Separe e guarde na geladeira enquanto bate no liquidificador, com água, as cenouras e a maçã. Misture tudo e beba meia hora antes do café da manhã, em jejum.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.