Causas da Urina Com Espuma. Saiba O Motivo.

Normalmente, a urina não deve conter bolhas ou espuma. A presença de espuma na urina pode ser causada por uma variedade de condições, tais como forte micção, proteinúria, infecção do trato urinário ou fístula ...

 

Normalmente, a urina não deve conter bolhas ou espuma. A presença de espuma na urina pode ser causada por uma variedade de condições, tais como forte micção, proteinúria, infecção do trato urinário ou fístula enterovesical (entre a bexiga e o intestino).

Urinar rápido

A espuma na urina pode ser causada por micção rápida. Às vezes, quando se demora a ir ao banheiro, pode-se eliminar grandes quantidades de urina rapidamente e com força, o que provoca a formação de espuma. Também uma urina concentrada, causada pelo baixo consumo de líquidos, pode levar ao aparecimento de espuma na urina. Urina espumosa causada por forte emissão ou desidratação não é patológica. No entanto, se ao esvaziar a bexiga com menos força e beber muita água, a espuma persistir, é preciso investigar outras possibilidades.

Proteinúria

A proteinúria – presença de quantidades significativas de proteína na urina – é uma das causas mais frequentes de urina espumosa. É normal que uma pequena quantidade de proteína seja excretada na urina, mas quando a quantidade for maior, trata-se de proteinúria.

Causas da Urina Com Espuma. Saiba O Motivo.

Infecções urinárias

Urina espumosa é um dos sintomas de infecção do trato urinário e, geralmente, é acompanhada por uma sensação de queimação ao urinar. A infecção que ativa os micro-organismos faz com que apareça espuma na urina.

Fístula enterovesical

A fístula enterovesical é uma conexão anormal entre o cólon e o trato urinário. Uma urina espumosa causada por fístula enterovesical pode ser indicador de condições médicas graves, como tumores, doença de Crohn, entre outras doenças.

Presença de sêmen

A presença de sêmen na urina pode causar urina espumosa no homem. Com frequência, após a relação sexual, pequenas quantidades de esperma permanecem na uretra. Esta quantidade é geralmente insignificante e não provoca o aparecimento de espuma na urina.

Diabetes e cálculos renais

Pessoas com diabetes e pedras nos rins também podem apresentar espuma na urina.

Diagnóstico da urina com espuma

Geralmente, o primeiro exame feito é um teste de urina para descartar a presença de excesso de proteína. Outros exames complementares podem ser necessários para se chegar a um diagnóstico preciso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.