As Unhas Revelam Informações Importantes Sobre Sua Saúde

As suas unhas podem revelar informações importantes sobre a sua saúde, pelo que deve ter atenção a quaisquer alterações que possam ocorrer. Problemas ao nível do fígado, pulmões e coração podem revelar-se nas...

As suas unhas podem revelar informações importantes sobre a sua saúde, pelo que deve ter atenção a quaisquer alterações que possam ocorrer. Problemas ao nível do fígado, pulmões e coração podem revelar-se nas unhas, podendo diferentes colorações ou alterações de textura serem um sinal de doença. Nem todas as alterações exigem aconselhamento médico, porém, em caso de dúvida, deve consultar um médico dermatologista para avaliação.

♦ Unhas pálidas

As unhas pálidas ou com pouca coloração podem ser um sinal de doença cardiovascular, bem como de anemia, má nutrição e doença hepática.

♦ Unhas brancas

A coloração esbranquiçada das unhas, especialmente com estrias mais escuras, pode indicar problemas de fígado como a hepatite. Esta coloração também pode indicar icterícia, outro sinal de problemas hepáticos.

♦ Unhas amarelas

Uma das causas mais comum da coloração amarelada das unhas é a infecção por fungos. Cerca de metade dos problemas das unhas são causados por infecções fúngicas, sendo estas quatro vezes mais comuns nas unhas dos pés do que nas mãos. À medida que a infecção fúngica se agrava, também conhecida por onicomicose, o leito ungueal começa a retrair e a unha torna-se mais espessa e quebradiça. A onicomicose é mais prevalente nos homens adultos, tornando-se mais comum com o envelhecimento. A infecção das unhas pode ser causada por vários tipos de fungos, sendo comum a infecção concomitante com o pé de atleta.

Em casos mais raros, as unhas amarelas podem indicar condições de saúde mais graves como doença da tiroide, dos pulmões, diabetes ou psoríase.

As Unhas Revelam Informações Importantes Sobre Sua Saúde

♦ Unhas azuladas

As unhas azuladas podem ser um sinal de que o corpo não está a receber oxigênio suficiente, o que pode traduzir uma doença pulmonar, como por exemplo a pneumonia. Alguns problemas cardiovasculares também podem apresentar como sinal a coloração azulada das unhas.

♦ Unhas irregulares (onduladas ou com saliências)

As unhas com superfície irregular podem caracterizar uma doença inflamatória como a artrite ou a psoríase. A descoloração da unha é comum, bem como a vermelhidão por baixo desta.

♦ Inflamação do leito ungueal

A inflamação do leito ungueal, caracterizada por vermelhidão e inchaço, pode ser o resultado de alterações no tecido conjuntivo ou de lúpus.

♦ Linhas escuras por baixo das unhas

A presença de linhas escuras por baixo das unhas devem ser observadas imediatamente por um médico, uma vez que podem ser causadas por melanoma, um tipo de cancro de pele extremamente perigoso.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.