Almeirão – Benefícios Desta Hortaliça Para Saúde

Assim como todos os folhosos, o almeirão contém poucas calorias. É uma hortaliça fonte de vitamina A e que também possui as vitaminas do complexo B (B2 e niacina) ...

Nos dias mais quentes, o organismo pede uma alimentação mais leve, não é mesmo? Não é à toa que sentimos mais vontade de consumir frutas, verduras e legumes.

Devido às suas propriedades medicinais, esta hortaliça é bastante utilizada como um remédio natural para tratar problemas de fígado ou de intestino.

Propriedades e benefícios

Assim como todos os folhosos, o almeirão contém poucas calorias. É uma hortaliça fonte de vitamina A e que também possui as vitaminas do complexo B (B2 e niacina) e vitamina C em menor quantidade, além de doses de cálcio, ferro, fósforo, fibras, lactucina, lactupicrina e substâncias responsáveis pelo sabor amargo.

As propriedades do almeirão incluem:

  • ação laxante, tônica, analgésica, diurética, vermífuga, antioxidante e estomacal. A ação antioxidante deste alimento combate os radicais livres e previne doenças degenerativas e o envelhecimento precoce das células; já as fibras contribuem para o bom funcionamento intestinal e a liberação de toxinas.

Por meio do componente que dá o sabor amargo ao almeirão, esta hortaliça estimula a função hepática e participa na desintoxicação do fígado.

Almeirão – Benefícios Desta Hortaliça Para Saúde

Como consumir o almeirão?

O almeirão é consumido no preparo de saladas e pratos quentes, e pode ser utilizado para substituir a couve, o espinafre e a chicória. Apesar de todos os benefícios proporcionados pela hortaliça, o amargo pode ser um empecilho na hora do consumo.

Para amenizar o amargor deste alimento, experimente lavar bem as folhas, cortar e passar em água fria. Lembre-se que, antes de consumir as folhas do almeirão, elas devem ser muito bem lavadas e o excesso de água deve ser retirado. Para guardá-las na geladeira, use uma vasilha com tampa.

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.