Alimentos Que Possuem Muito Sódio

A maioria dos alimentos contêm sódio na sua composição, sendo a carne, o peixe, os ovos e as algas a principal fonte natural deste mineral, que é importante para manter o bom funcionamento do coração e dos músculos.

No entanto, são os alimentos industrializados, como os salgadinhos ou o fast food, aqueles que têm maior quantidade de sal e que são prejudiciais à saúde, podendo levar a pressão alta ou problemas cardíacos.

Embora, se utilize as palavras sódio e sal como sinônimos, elas não significam a mesma coisa, pois o sal é composto pelos minerais sódio e cloreto, sendo que, diariamente, só se deve consumir até 5g de sal, que é o mesmo que 2000 mg de sódio, correspondendo a 1 colher de chá cheia.

Lista de alimentos ricos em sal

  • Carnes processadas, como presunto, mortadela, bacon, paio, salsinha;
  • Defumados e peixe enlatado como sardinha ou atum;
  • Queijos como parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso;
  • Temperos prontos como catchup, mostarda, maionese;
  • Sopas, caldos e refeições já preparadas;
  • Vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas;
  • Bolachas e bolos processados, incluindo as bolachas de água sal;
  • Fast-food, como pizzas ou batatas fritas;
  • Salgadinhos industrializados e de lanchonete como chips, amendoins, quibe, pastel, quibe, coxinha;
  • Manteigas e margarinas.

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** Desta forma, para seguir a recomendação de consumir até 5 g de sal por dia é importante evitar comprar estes alimentos, optando sempre que possível alimentos frescos.

Fonte natural de sódio

Os principais alimentos naturais ricos em sódio são os alimentos de origem animal como carne, peixe, ovos ou leite que devem ser a principal fonte de sódio e, por isso, devem ser consumidos diariamente, já que contribuem para o bom funcionamento cardíaco e muscular.

Alguns alimentos orgânicos ricos em sódio incluem:

  • Alga Kombu ⇒ 2805 mg
  • Caranguejo ⇒  366 mg
  • Mexilhão ⇒ 289 mg
  • Pescadinha ⇒  209 mg
  • Farinha de soja ⇒ 464 mg
  • Salmão ⇒ 135 mg
  • Tilápia ⇒ 108 mg
  • Arroz ⇒ 282 mg
  • Café em grão ⇒ 152 mg
  • Chá preto em folhas ⇒ 221 mg
  • Ovas ⇒ 73 mg

Já que os alimentos contêm sódio na sua composição, durante a sua confecção deve-se evitar adicionar sal, pois o excesso de sal é muito prejudicial para o organismo.

Além disso, em alguns casos, os alimentos ricos em sal também possuem muito açúcar e gordura, como catchup, bolachas e chips, por exemplo

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