Alergia A Bijuterias? Saiba O Que Fazer.

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a alguma ação que tenha lhe causado hipersensibilidade. Geralmente, ela é desencadeada quando o indivíduo entra em contato com alguma substância, poeira, alimento...

A alergia é uma resposta do sistema imunológico a alguma ação que tenha lhe causado hipersensibilidade. Geralmente, ela é desencadeada quando o indivíduo entra em contato com alguma substância, poeira, alimento, medicamento ou microrganismo que gere tal reação.

Certas pessoas são geneticamente predispostas à alergia, outras podem adquiri-la com o passar dos anos. As alergias podem também se tornar mais ou menos intensas, até mesmo surgir de repente em determinado momento da vida.

Uma pessoa alérgica tende a espirrar bastante quando em contato com a substância, assim como desenvolver coriza, ficar com os olhos vermelhos e lacrimejantes e com o nariz ou áreas do corpo coçando. As alergias também podem produzir sintomas mais graves como bloqueio da respiração e parada cardíaca, sendo estes mais frequentes, no entanto, em casos de alergias a medicamentos e alimentos.

Brincos e bijuterias podem causar alergia?

Sim, pois ambos são compostos por metais que em contato com a pele podem gerar uma reação. Até mesmo joias podem provocar os sintomas, basta a pessoa ser alérgica a algum metal nelas presente.

Um dos metais que mais frequentemente provoca alergia é o níquel. Ele é utilizado na confecção de uma série de bijuterias e pode até mesmo estar misturado com o ouro e com a prata em joias ou em acessórios mais caros.

Alergia A Bijuterias

Sintomas

A alergia a brincos, bijuterias e joias é frequentemente gerada pelo níquel, sendo que este tipo de alergia recebe o nome de alergia de contato. Importante destacar que irritação é diferente de alergia. Quando mexemos com ácido, por exemplo, pode haver irritação nas mãos. Já no caso da alergia, é diferente, pois a pessoa é alérgica a determinada substância e a ação do contato com ela é intensa e recorrente. Além disto, a irritação se limita à área em que houve contato, enquanto que com as alergias os sintomas extrapolam a região afetada.

Outro ponto importante a destacar é que algumas alergias de contato podem ser desencadeadas depois de uma inicial irritação, fazendo com que as barreiras de proteção da pele sejam rompidas e com que o produto alergênico provoque reações no organismo. No caso da alergia de contato a bijuterias e joias os locais mais acometidos são os olhos, a orelha, o pescoço e os braços. Os sintomas envolvem basicamente, vermelhidão, coceira e inchaço na região afetada. Em alguns casos mais graves pode haver reação generalizada como coceira e descamações pelo corpo.

Alergia A Bijuterias

O que fazer?

Bom, evitar o uso de bijuterias e de joias que contenham níquel talvez seja a principal medida a ser tomada, de forma a prevenir o desencadear das reações alérgicas. Infelizmente, muitas vezes não dá para saber ao certo o que possui ou não um material que produzirá reação, por isto, pode ser necessário escolher outras alternativas de acessórios, como os feitos em couro, por exemplo. Pulseiras e colares produzidos com cordões e apenas detalhes em bijuteria podem provocar menos reação alérgica e também é uma interessante opção nestes casos.

Grande parte das alergias se dá no lóbulo da orelha, devido ao uso de brincos. Escolher aqueles folheados a ouro ou a prata é uma excelente opção para pessoas alérgicas aos compostos da bijuteria. Entretanto, conforme já mencionamos, algumas vezes até mesmo estas opções provocam reação alérgica. Uma dica nestes casos é usar brincos pequenos ou mais básicos, de forma a diminuir a área de contato. É importante que pessoas alérgicas evitem deixar a bijuteria ou a joia em contato com a pele. Colocar uma pulseira por cima da blusa, por exemplo, é uma alternativa interessante, assim como um colar.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.