Abobrinha para Turbinar a Saúde

A abobrinha possui pouquíssimas calorias, e é uma fonte natural de betacaroteno, fibras, carboidratos, ácido fólico, vitaminas A, C, e vitaminas do complexo B, como a B1 e a B3. Apesar da fama de “sem sabor”, é um dos legumes mais versáteis na culinária. É um dos principais ingredientes das receitas italianas, como a caponada. Inclusive, nessa gastronomia, as flores da abobrinha também são bastante utilizadas.

Benefícios para saúde

  • A abobrinha ajuda no controle da glicose;
  • do colesterol, previne a osteoporose;
  • auxilia no tratamento da hipertensão;
  • aumenta a memória e a concentração;
  • regula o funcionamento do intestino;
  • melhora a hidratação da mucosa dos olhos, nariz e boca;
  • previne o envelhecimento precoce.
  • Gravidez

Esse legume, parente do pepino, da melancia e da abóbora, é essencial durante a gravidez. Isso porque sua alta concentração de ácido fólico contribui para que o desenvolvimento do tubo neural do bebê seja perfeito.

  • Abobrinha cozida

Sabe aquela receita típica de cozinhar a abobrinha apenas com uma pequena quantidade de sal? Pois é, a inclusão diária desse alimento nas refeições auxilia a reduzir os níveis do colesterol nocivo, evita as irritações estomacais, auxilia no emagrecimento e no tratamento da diabetes, trata as hemorroidas, ajuda no tratamento de varizes e serve como uma ótima dieta para os idosos. Quando inclusa na alimentação infantil, auxilia no crescimento das crianças.

  • Para emagrecer

Além de ser rica em fibras, nutriente que melhora o funcionamento do intestino e ainda contribui para o emagrecimento já que aumenta a sensação de saciedade, a abobrinha é pouco calórica. Em média, 100 gramas do vegetal carregam menos de 20 calorias.

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Como consumir

Além dos pratos comuns como o refogado ou o cozido, é possível usar a abobrinha em receitas mais elaboradas e saborosas, como em suflês, pudins, pizzas, molho para massas, bolo salgado, aperitivos e até em sucos.

  • Suco de abobrinha e cenoura

Passe em uma centrífuga três cenouras, uma abobrinha e uma maçã. Tome este suco uma vez por dia. Ele irá ajudar a melhorar o funcionamento dos intestinos.

  • Suco de abobrinha e hortelã

Este suco também funciona como ótimo estabilizador dos intestinos. Passe em uma centrífuga uma abobrinha, duas limas sem as cascas e algumas folhas de hortelã japonesa. Beba este suco uma vez ao dia.

  • Abobrinha à milanesa

Esta receita é perfeita para os que não comem carne e não sabem que prato fazer para acompanhar a salada.

Ingredientes

  • 2 abobrinhas
  • Farinha de rosca ou de trigo
  • 3 ovos
  • Sal e pimenta
  • Óleo
  • Temperos

Modo de Preparo

Corte as abobrinhas em rodelas de aproximadamente meio centímetro de espessura. Salgue cada uma e deixe-as repousar uns 20 minutos. Enquanto isso bata os ovos e tempere-os com sal.

Além do sal também se pode adicionar pimenta, orégano, tomilho, salsa, cominho ou outro tempero de sua preferência. Passe cada rodela de abobrinha nos ovos e logo em seguida pela farinha de rosca para que fiquem como milanesa.

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