5 Sementes Altamente Nutritivas e Com Propriedades Antioxidantes

Conheça 5 sementes consideradas superalimentos por seus altos teores nutritivos e suas propriedades antioxidantes

Ricas em fibras, vitaminas e minerais, as sementes já fazem parte do rol dos alimentos considerados funcionais. Além de conter nutrientes, também possuem propriedades capazes de diminuir o risco de algumas doenças, através do fortalecimento das funções orgânicas do corpo.

As sementes podem ser consumidas nas mais diversas formas no dia a dia: acompanhando iogurtes, sopas, sucos ou mesmo servindo de aperitivo ou lanches entre as refeições. O ideal é consumi-las moderadamente: apenas uma ou duas colheres de sopa por dia, para não aumentar o consumo calórico diário.

Listamos a seguir cinco tipos de sementes que não podem faltar na dieta de quem se preocupa em fazer da mesa uma via de acesso à saúde.

Cinco sementes que devem ser incluídas no cardápio

  • Semente de gergelim

Entre suas propriedades funcionais, a semente de gergelim é indicada para o controle do açúcar no sangue e funciona como inibidor do armazenamento de gordura corporal. Em termos de nutrientes, tem alto teor de fósforo e ferro, e é rica em vitaminas do complexo B. A ingestão da semente também favorece o bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre. É melhor consumir a semente in natura, com casca e não em pães e biscoitos industrializados.

  • Semente de chia

A alta concentração de fibras alimentares ajuda no emagrecimento e na digestão. Rica em Ômega 3, a semente de chia também ajuda a queimar gordura no organismo. É também uma ótima fonte de cálcio, magnésio, proteínas e minerais de efeito antioxidante. A chia pode ser consumida pura ou misturada em receitas, como sucos ou cereais.

  • Semente de linhaça

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6). Estas propriedades lhe dão o poder de curar e prevenir doenças degenerativas. Os estudos científicos também indicam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol do sangue. Consuma em sopas, saladas e até mesmo como substituto da farinha de mandioca para fazer farofa.

  • Semente de abóbora

As sementes de abóbora contêm grandes quantidades de vitaminas A, K, assim com ácido fólico e vitamina B3. Quando torradas são muito saborosas, podendo substituir nozes e amendoim como tira-gosto. Entre as diversas propriedades benéficas ao organismo, a semente de abóbora ajuda a prevenir a osteoporose e artrite, em função de seu alto teor de zinco.

  • Semente de girassol

As propriedades nutricionais da semente de girassol são a vitamina E, o magnésio e o selênio. Estes componentes fazem do alimento um poderoso antioxidante, protegendo o organismo contra as chamadas gorduras más, ajudando a baixar os níveis do colesterol ruim. Suas propriedades também auxiliam na redução dos sintomas da menopausa, diminuindo a intensidade e os calores comuns no período.

Dicas

As sementes, de um modo geral, deverão ser consumidas cruas, “in natura”, pois dessa forma manterão suas propriedades intactas, sem perder seus principais nutrientes;

Muitas vezes, ao torrar as sementes, poderá ocorrer uma alteração na composição de sua gordura, o que poderá torná-la menos saudável;

Evite comprá-las salgadas ou açucaradas. Qualquer um desses ingredientes não agrega valor nutricional às sementes;

Ao comer as sementes para emagrecer, você pode misturá-las, fazendo um mix. Dessa forma, muitas propriedades farão parte do mesmo alimento, em conjunto;

Embora sejam mais difíceis de serem encontradas, e muito mais caras, as sementes orgânicas são ainda melhores para nossa saúde

O consumo diário varia, de acordo com as necessidades individuais, mas 2 colheres de sopa de sementes diariamente, nas principais refeições, trarão excelentes benefícios;

Veja uma deliciosa receita e inclua na sua dieta:

Suco Verde com Semente de Linhaça Hidratada

Ingredientes:

1 copo (200ml) de água ou água de coco

1 colher (sobremesa) de semente de linhaça

1 folha de couve-manteiga

1 punhado de folhas de hortelã

1 polpa de maracujá

Modo de preparo:

Deixe a linhaça de molho na água de coco por, pelo menos, duas horas

Depois, misture com os outros ingredientes e bata no liquidificador.

Dica: sirva sem coar

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