10 Doenças Renais Que Você Precisa Conhecer!

O rim é responsável pela eliminação dos resíduos tóxicos produzidos pelo nosso organismo como a ureia e o ácido úrico....

O rim é responsável pela eliminação dos resíduos tóxicos produzidos pelo nosso organismo como a ureia e o ácido úrico. É a sua função de filtração, de limpeza ou de depuração. O rim controla o volume dos líquidos, portanto qualquer excesso de água no corpo é eliminado pela urina; é o chamado efeito diurético. O rim exerce controle sobre os sais de nosso corpo, eliminando os seus excessos ou poupando-os nas situações de carência.

A partir do controle do volume (líquidos) e dos sais, ele exerce grande influência sobre a pressão arterial e venosa do nosso organismo.

As principais doenças do rim e suas características mais comuns 

10 Doenças Renais Que Você Precisa Conhecer!

  • Nefrite

Caracteriza-se pela presença de albumina e sangue na urina, edema e hipertensão.

  • Infecção Urinária

O paciente se queixa de dor, ardência e urgência para urinar. O volume urinado torna-se pequeno e frequente, tanto de dia como de noite. A urina é turva e malcheirosa podendo surgir sangue no final da micção. Nos casos em que a infecção atingiu o rim, surge febre, dor lombar e calafrios, além de ardência e urgência para urinar.

  • Cálculo Renal

A cólica renal, com dor no flanco e costas é muito característica, quase sempre com sangue na urina e em certos casos pode haver eliminação de pedras.

  • Obstrução Urinária

Ocorre quando há um impedimento da passagem da urina pelos canais urinários, por cálculos, aumento da próstata, tumores, estenoses de ureter e uretra. A ausência ou pequeno volume da urina é a queixa característica da obstrução urinária.

  • Insuficiência Renal Aguda

É causada por uma agressão repentina ao rim, por falta de sangue ou pressão para formar urina ou obstrução aguda da via urinária. A principal característica é a total ou parcial ausência de urina.

  • Insuficiência Renal Crônica

Surge quando o rim sofre a ação de uma doença que deteriora irreversivelmente a função renal, apresentando-se com retenção de ureia, anemia, hipertensão arterial, entre outros.

  • Tumores Renais

O rim pode ser acometido de tumores benignos e malignos. E as queixas são de massas palpáveis no abdômen, dor, sangue na urina e obstrução urinária.

  • Doenças Multissistêmicas

O rim pode se ver afetado por doenças reumáticas, diabete, gota, colagenoses e doenças imunológicas. Podem surgir alterações urinárias em doenças do tipo nefrite, geralmente com a presença de sangue e albumina na urina.

  • Doenças Congênitas e Hereditárias

Um exemplo dessas doenças é a presença de múltiplos cistos no rim (rim policístico).

  • Nefropatias tóxicas

Causadas por tóxicos, agentes físicos, químicos e drogas. Caracterizam-se por manifestações nefríticas e insuficiência funcional do rim.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.